AtaNews Publicidade 728x90
24/11/2020 às 11h19min - Atualizada em 24/11/2020 às 11h19min

Natação no mar: dicas para quem quer começar nessa modalidade

Além de investir em bons equipamentos, reconheça o mar, procure não estar sozinho e verifique as condições climáticas antes de entrar na água

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A natação é o esporte mais querido por profissionais da saúde de diferentes áreas. Entre os benefícios trazidos por ela, é possível citar: o aprimoramento do aparelho respiratório e cardiovascular; o fortalecimento de músculos e articulações; o aumento da resistência física; a flexibilidade; a redução de diabetes e do estresse, e uma maior qualidade do sono.
 
Para quem vive fora das regiões litorâneas, o mais comum é frequentar uma academia para conseguir nadar com regularidade. Já para quem mora pertinho da praia, o mar pode ser uma ótima alternativa. Contudo, é preciso ter atenção a fatores como o nível de agitação das ondas, a quantidade de pessoas na praia, a temperatura e o vento.
 
Natação no mar exige cuidados como manter o direcionamento, reconhecer previamente a área e checar com antecedência as condições climáticas. Por isso, se há tempos você deseja começar a nadar no mar, antes de comprar uma sunga confortável, confira algumas dicas para te ajudar a perder o medo e se jogar de vez na água.
 
Piscina e mar

Se você se acostumou a nadar em piscinas, é importante ter cautela em relação às diferenças entre a piscina e o mar. Enquanto a primeira permite uma prática contínua e te obriga a realizar viradas, o mar não tem bordas e oferece condições variáveis, como a temperatura, a correnteza, o vento e a presença de outras pessoas na água sem a divisão em raias.
 
Se na piscina a velocidade pode ser prioridade, no mar a direção é o mais importante. Outro fator decisivo para a nadar no mar é enxergar bem e ter um bom domínio da respiração frontal, o que ajuda a manter uma boa navegação.
 
Aprender a respirar dos dois lados (direito e esquerdo) também é fundamental, bem como buscar dar braçadas mais largas que te permitam levantar um pouco a cabeça para verificar a sua localização.
 
Bons equipamentos
 
Diferentemente da piscina, o mar oferece condições variáveis, o que exige não só técnicas direcionadas, mas também bons equipamentos. Se o mar em que você vai nadar é muito frio, vale a pena investir em roupas de neoprene, para evitar uma hipotermia e te ajudar a manter uma melhor flutuação, o que pode agilizar o seu nado.
 
Se a região for mais afastada de centros urbanos ou possuir uma intensa movimentação de lanchas, compre uma touca com cores chamativas, para ser avistado com facilidade. Como ter uma boa visão é fundamental para manter a sua direção no mar, invista em bons óculos de natação.
 
Práticas e cuidados
 
É extremamente recomendado conhecer o mar em que você deseja nadar. Por isso, antes de começar os treinos, visite a praia e o mar com calma, conhecendo as regiões onde pode haver pedras, onde as águas são mais profundas. Procure se informar com surfistas e moradores da região se naquele mar há correntes de ar e se há um histórico de afogamentos ou resgates.
 
É bom não nadar sozinho, por isso, vale buscar outras pessoas que também estejam a fim de te acompanhar. A cada treino, antes de entrar na água, avise que você vai praticar natação a algumas pessoas que estiverem na praia — o que vai ajudar se você tiver algum problema.
 
Outra dica que precisa ser incorporada por quem veio de academias é verificar as condições climáticas do dia e horário em que você vai treinar. O ideal é checar isso até 24 horas antes, pois as previsões podem mudar e você precisa se manter atualizado. Por fim, esteja bem hidratado para entrar no mar e respeite os seus limites físicos, reconhecendo as dificuldades iniciais como um desafio a ser vencido.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »