23/11/2020 às 19h02min - Atualizada em 24/11/2020 às 09h31min

As grandes mudanças tecnológicas no mundo do trabalho definem as oportunidades

O ambiente digital já era uma realidade, mas com a pandemia, se tornou uma necessidade

SALA DA NOTÍCIA Sandra Cunha
Dra. Eliana Saad Castello Branco

As grandes mudanças tecnológicas no mundo do trabalho definem as oportunidades

O ambiente digital já era uma realidade, mas com a pandemia, se tornou uma necessidade
                                                                                        
         Se em 2018 uma pesquisa liderada pela ManpowerGroup já revelava que 90% dos mais de 18 mil gestores entrevistados indicavam que as suas operações seriam impactadas pela digitalização em dois anos, no máximo, imagine se essa apuração se desse em tempos de pandemia do novo coronavírus, que empurrou para o mundo digital até quem nunca se viu nesse ambiente, principalmente pela necessidade de manter o distanciamento social.
         Há tempos que a era digital vem dando sinais de que modificaria a forma como exercemos as nossas atividades e, nesse sentido, a revolução 4.0 transformou para sempre o mercado e as relações de trabalho.
         Eliana Saad Castello Branco, advogada, empreendedora e apaixonada pelo direito social, destaca que a transformação digital veio para mudar paradigmas. “O que funcionou nos últimos 50 anos, não irá funcionar pelos próximos dez anos.  Com este novo panorama socioeconômico, não são apenas produtos e serviços que se modificam, inclusive indústrias inteiras estão sendo desafiadas por novos modelos de negócios”, alerta a especialista em direito coletivo do trabalho e diretora do escritório Saad Castello Branco Sociedade de Advogados.
         Há uma década a profissional se dedica a estudar os efeitos da tecnologia no mundo do trabalho. “Sempre com olhar voltado ao ser humano. Por isso me dediquei a realizar teses sobre as indenizações de trabalhadores no ambiente de trabalho. Foi ministrando palestras na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) que conheci e me aproximei do segmento de empresas prevencionistas. A partir de então concluí que prevenir é melhor que indenizar. Transportei esse pensamento para o mundo digital do trabalho, focando no que há de mais importante no ambiente digital: as pessoas”, acrescenta.
         Ela ressalta que esse ambiente deixou de ser uma expectativa e se tornou uma realidade. “Com a Inteligência Artificial - com máquinas e softwares aprendendo cada vez mais como realizar atividades - o trabalhador precisou descobrir e colocar em prática novas habilidades, promovendo uma profunda transformação, no meio laboral e cultural, replicando novas práticas e protocolos. A pandemia colocou uma lente de aumento nas ferramentas digitais, que para muitos, foi a única maneira de continuar provendo renda”, comenta Dra. Eliana Saad.

O impacto da era digital no trabalho é profundo e irrevogável
         A tecnologia promoveu profundas mudanças no meio laboral e são transformações que não permitem um retrocesso. O que precisa ser mensurado são as expertises relevantes que essas ferramentas trazem para os atores desse processo.
         Para a advogada e palestrante, o fenômeno da digitalização ao mesmo tempo que facilitou a comunicação e aproximou as pessoas virtualmente, causou completa alteração nos processos internos e de negócios, que já vinham dando sinais de uma possível aceleração advinda da era digital. Com a pandemia as empresas foram forçadas a alterar rapidamente seus processos, implantando novas iniciativas de negócio. O mundo digital aproximou os trabalhadores (mesmo que em suas casas), otimizou resultados e promoveu corte de custos. As empresas que souberem aproveitar o legado deixado pela transformação digital na pandemia terão condições de enfrentar muito mais facilmente a fase de recuperação e de posicionar-se à frente da concorrência”, afirma Dra. Eliana Saad.

A transformação digital no pós-pandemia
         O ambiente digital deixou de ser uma ferramenta a ser empregada no futuro e se transformou em uma alternativa, uma necessidade operacional.
         Eliana Saad Castello Branco afirma que o cenário da era digital pós-pandemia no mundo do trabalho será multifacetado. “Os múltiplos canais digitais serão cada vez mais determinantes para as operações organizacionais, distribuição e comercialização de produtos, serviços e para o bom e eficiente relacionamento com os consumidores. Isso porque somos uma sociedade hiperconectada. Quem não se atentar para essa nova forma de trabalhar e de se relacionar com parceiros profissionais e comerciais, estará fadado a obsolescência”, alerta.
         A advogada ressalta que a adaptação teve que se dar do dia para noite, mas que esse foi um passo importante para a transformação digital. “Tivemos que aprender e nos adaptar a uma nova realidade. Se não tivéssemos essa lamentável pandemia, que trouxe para dentro de casa o trabalho, as atividades escolares, as reuniões familiares e outras conexões que nunca imaginamos que podiam se dar remotamente, talvez não avançaríamos com tanta destreza no mundo digital”, completa Dra. Eliana.

Sobre Eliana Saad Castello Branco
         Eliana Saad Castello Branco é advogada e sócia do escritório Saad Castello Branco, que está em atividade há três gerações.
         Participou da 3ª Turma de Criação de Novos Negócios e Empreendedorismo, GVPEC e se especializou em Direito Empresarial do Trabalho pela FGV/Law.
         Diplomada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) pelo reconhecimento aos trabalhos prestados, é importante palestrante do meio jurídico, empreendedor e de gestão de pessoas.
         Soma importantes conquistas jurídicas, como em favor dos consumidores que tiveram seu nome inscritos indevidamente no Serasa e SCPC, das vítimas de erro médico e da falta de atendimento em plano de saúde.
         Permanece trabalhando incansavelmente na busca do ressarcimento de violação de direito à imagem, da proteção e defesa de trabalho intelectual por meio de litígios, sempre com o foco em advogar com sucesso na interlocução social com empresas e trabalhadores.
         Mantém informações atualizadas no site www.saadcastellobranco.com.br  e www.empreendedorlegal.com . Além do seu canal no YouTube: Eliana Saad e por meio das redes sociais: Facebook eliana saad - Instagram elianasaadc e LinkedIn Eliana Saad

Participação em eventos internacionais
         Eliana Saad Castello Branco também participa ativamente de eventos internacionais.
         Portugal/ Lisboa - Em breve estará em Portugal, a convite do Instituto Stancolovich. A advogada e palestrante será uma das coautoras do livro “Legado – Empreendedoras Resilientes” que está no prelo. O lançamento será na Universidade de Lisboa, em data que está sendo reavaliada por conta da segunda onda da Covid 19 na Europa. Na ocasião ministrará uma palestra sobre a sua jornada profissional e de empreendedora.
         Estados Unidos/ Massachusetts – Também por meio do Instituto Stancolovich dirigido por Dra. Erika Stancolovich, a Dra. Eliana Saad Castello Branco seguirá com um grupo de empresários reconhecidos no País para uma apresentação no MIT- Massachusetts Institute of Technology. Lá realizará mais uma palestra como coautora do livro “Legado – Empreendedoras Resilientes”, onde abordará as questões da sociedade pós-digital, tratando como a Covid-19 colocou as pessoas em outro patamar tecnológico e fez com que as empresas direcionem seus esforços na humanização e no combate às desigualdades sociais, com base nos valores de sustentabilidade para a humanidade.

Mais informações para a imprensa
Sandra Cunha, jornalista
Mtb 26.095
sandracunhapress@terra.com.br
(11) 99694.8607 (whatsapp)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »