AtaNews Publicidade 728x90
24/11/2020 às 09h01min - Atualizada em 24/11/2020 às 09h01min

Araçatuba é destaque em Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros

PMA
Foto: Divulgação
A cidade de Araçatuba foi um dos destaques do ranking de competitividade dos municípios brasileiros. A cidade ficou entre as 50 melhores do Sudeste do Brasil, ocupando a 35ª posição, e em 4° no chamado Grupo 3 que consiste nos municípios até 199.999 habitantes, perdendo apenas para São Caetano do Sul (SP), Jaraguá do Sul (SC) e Poços de Caldas MG). No geral, entre os 405 maiores municípios do país com população acima de 80.000 habitantes, Araçatuba figurou em 58° lugar.

O ranking foi lançado nesta quinta-feira (19) em São Paulo pelo Centro de Liderança Pública (CLP), renomada instituição que trabalha nas resoluções dos desafios da administração pública dentro do Brasil, bem como, também, na formação de lideranças nessa área.

O Ranking tem como objetivo principal alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos 405 maiores municípios do país, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva que paute a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local.

De forma geral, ele mede um compilado de indicadores de cidades, resumidos em três pilares: instituições, sociedade e economia. Com os dados, é possível gerar um cenário bastante fidedigno em relação a situação dos municípios brasileiros.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Marcelo Mazzei, destaca que essa é a primeira edição do ranking que coloca Araçatuba num cenário de protagonismo no país.

“Recebemos de forma bastante positiva esses resultados. Isso nos possibilita estruturar políticas públicas e planejamento setoriais, usando esses dados para trabalharmos melhor os pontos onde a gente pode avançar e em outras edições vermos um progresso nesses indicadoras”, observa.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo CLP em parceria com o Gove e o Sebrae. É visto como uma ferramenta bastante útil para tomadas de decisão na administração pública, sendo importante, também, para o setor privado. Entre outras coisas, possibilita melhorias no serviço público, bem como atrai empresas, trabalhadores e estudantes para viverem e auxiliarem no desenvolvimento das localidades.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »