AtaNews Publicidade 728x90
24/11/2020 às 08h24min - Atualizada em 24/11/2020 às 08h24min

Araçatuba e Birigui têm quase 20% de aumento nos acidentes com escorpião em 2020

Portal LR1
CASOS - Foram 1.805 casos de picadas de escorpião em Araçatuba e Birigui ao longo do ano. ( Foto: Reprodução LR1)
Os municípios de Araçatuba e Birigui registram um aumento no número de acidentes com escorpião no ano de 2020 em relação ao ano passado.

Em Araçatuba, o crescimento já é de mais de 18% em comparação aos números absolutos de 2019. Já em Birigui, o aumento até aqui é de 19% até o começo do mês de novembro.

Os dois municípios juntos registram 1.805 picadas de escorpião ao longo do ano. Nenhum deles registrou mortes neste ano.

Um caso a mais por dia

De acordo com a vigilância epidemiológica de Araçatuba, até a última quinta-feira, dia 19 de novembro, o município já havia registrado 1.253 ocorrências de acidentes com escorpião desde o dia 1º de janeiro. Isso significa uma media de 3,86 casos de picadas do animal peçonhento por dia.

O aumento é de 18,5% em relação aos números totais de 2019. No ano passado, Araçatuba registrou 1.057 casos de picada de escorpião, media de 2,89 por dia, praticamente um caso a menos por dia em comparação com os números deste ano.

A justificativa do poder público municipal araçatubense é que, por conta da pandemia de covid-19, os agentes sanitários não puderam exercer suas funções totais, já que, por medidas sanitárias, os funcionários públicos não puderam entrar nas casas dos munícipes para inspeção. Neste trabalho, agentes de combate a endemias procuram escorpiões dentro das residências para capturá-los.

Quase 20% de aumento

Em Birigui, a situação não é diferente. Houve aumento de casos em 2020 em comparação ao ano passado. A comparação foi feita no período de 1º de janeiro a 10 de novembro de 2019 e 1º de janeiro a 9 de novembro de 2020, compreendendo os primeiros 314 dias dos dois anos.

Em 2019, eram 446 casos de picadas de escorpião registradas pelo Centro de Controle de Vetores e Zoonoses de Birigui, com media de 1,42 casos por dia no município no período.

Já em 2020, este número, no mesmo período, foi de 552 casos, subindo a media de picadas por dia para 1,75. O aumento registrado foi de 19,3% no período. Os dados foram divulgados pela Sucen, a Superintendência de Controle de Endemias, e pela Vigilância Epidemiológica de Birigui.

Também houve aumento nas ocorrências de aparecimento. Entre janeiro e o começo de novembro deste ano foi informado o encontro de 880 escorpiões em casas, residências e prédios comerciais de Birigui, contra 782 animais encontrados no mesmo período de 2019.

De acordo com informações do CCVZ de Birigui, em 90% dos casos, os escorpiões saem da rede de esgoto através de ralos, tanques e pias. Para a secretaria de saúde de Birigui, o aumento no surgimento dos animais se dá por conta do uso de inseticidas, que não possuem o poder de matar os escorpiões, mas acabam fazendo com que os animais, para fugir do efeito do veneno, saiam do esgoto e apareçam nas casas.

Dicas

A orientação das duas secretarias é eliminar materiais que sirvam de alimento ou que deem abrigo para escorpiões. A remoção de entulhos e resto de construções devem ser feitas pelos próprios moradores. Também é recomendável eliminar insetos que servem como isca para o escorpião, como baratas, aranhas e grilos, dos quais o animal peçonhento se alimenta.

Dentro de casa, é recomendável que os moradores olhem as roupas, tênis e sapatos antes de vestí-los, já que o escorpião costuma se esconder neste tipo de local. É importante também afastar móveis da parede, como sofás e camas, e sempre verificar estes locais antes de se deitar ou se sentar. Locais que acumulem sujeira, como latas de lixo, devem ficar tampados.

 
*matéria cedida pelo Portal LR1


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »