AtaNews Publicidade 728x90
23/11/2020 às 08h33min - Atualizada em 23/11/2020 às 08h33min

Santa Casa de Araçatuba adquire máquina para agilizar coleta de leite humano

Portal LR1
APROVAÇÃO - Mães aprovaram o novo equipamento para coleta de leite. ( Foto: Reprodução LR1)
Mães de bebês prematuros internados nas UTIs Neonatais da Santa Casa de Araçatuba já contam com a tecnologia para coletar leite com mais agilidade e conforto.

Desde o início desta semana, o Posto de Coleta de Leite Humano está utilizando uma bomba automática para extração de leite humano. O equipamento custou R$ 13 mil e foi adquirido com recursos próprios do hospital.

A máquina reduz o tempo de coleta e permite extração total de leite das duas mamas simultaneamente, sem causar dor ou danos aos mamilos das puérperas.

Durante testes realizados durante 30 dias, o tempo médio para extração de 15 mL de leite, em mães que estão iniciando a coleta foi de 40 minutos. No mesmo período, as mães que fazem ordenham há mais tempo, conseguem extrair até 200 mL.

De acordo com a enfermeira Francini Américo Borégio D’angelo que coordena o Posto de Coleta de Leite Humano, durante o período de testes, a redução de tempo nas ordenhas possibilitou a coleta de 16 litros a mais em relação ao processo manual.

“As mães gostaram da agilidade e do conforto que o equipamento proporciona”, informa a coordenadora.

Em média 43 mães utilizam mensalmente o Posto para coletar leite para suporte alimentar de seus bebês que nasceram prematuros e seguem internados nas UTIs Neonatais da Santa Casa de Araçatuba.

A quantidade de leite coletado é variável. Em outubro, por exemplo, foram 33 litros. Os bebês internados consumiram e torno de 19 litros desse total. A parte excedente, em torno de 14 litros, foi doada ao Banco de Leite do Hospital Municipal da Mulher.

 
*matéria cedida pelo Portal LR1

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »