AtaNews Publicidade 728x90
19/11/2020 às 11h35min - Atualizada em 19/11/2020 às 11h35min

Tendências na área de TI para 2021

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Se você quer entrar na área de tecnologia, precisa conhecer as principais tendências em TI para 2021. Afinal, essas áreas em alta podem ajudar a indicar quais são as principais oportunidades no mercado para você explorar.

Atualmente, o mercado de TI é um dos que mais cresce no Brasil, tanto em termos de oportunidades de emprego, quanto em dinheiro investido. E isso é apenas o começo, com previsões desses valores aumentarem muito nos próximos anos, especialmente com o desenvolvimento de novas tecnologias.

Por isso, se você ainda é jovem e quer entrar em uma área promissora no mercado de trabalho ou empreende e quer entender quais as tendências em TI para 2021? Então siga a leitura!
 

5 tendências em TI para 2021

 

1. Proteção de dados

Você sabe o que é o Data Protection Officer? Trata-se de um profissional formado via curso online PDPF e que tem uma certificação especial para lidar com a proteção de dados em empresas, órgãos públicos e outras instituições.

O que o DPO faz é algo que é necessário nessa sociedade atual, em que existem bilhões e bilhões de dados sobre as pessoas. Cada empresa pode coletar toneladas de informações sobre clientes e potenciais clientes, usando essas informações em estratégias de marketing ou comercial.

No entanto, é essencial proteger os dados para que pessoas má intencionadas não tenham acesso a essas informações, inclusive os dados financeiros dos consumidores. O DPO é o profissional que monta a estrutura de defesa dessas informações.

No Brasil, especialmente agora que a Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor, grandes empresas precisarão contratar profissionais especializados no assunto para se adequar à legislação.
 

2. 5G

O 5G é uma das novidades tecnológicas mais aguardadas dos últimos anos. É fácil entender o porquê quando se analisa o recurso. Afinal, o 5G tem um potencial gigantesco e poderá trazer conectividade para todo um universo de pessoas.

Atualmente, existe uma grande corrida entre os países para ver quem conseguirá desenvolver o melhor 5G, que será adotado por mais países. Isso gerará bilhões de dólares de lucro para o país que conseguir vencer essa corrida.

O 5G deverá começar a ser aplicado em 2021 e promete revolucionar o planeta. Em 5, 6, talvez 10 anos, veremos uma sociedade muito diferente por causa dele.
 

3. Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma das áreas que se desenvolverá por causa do 5G. Na prática, ela consiste em conectar todos os tipos de objetos à Internet. Isso pode trazer uma série de benefícios para as pessoas.

Imagine, por exemplo, os semáforos da cidade conectados à Internet com segurança. Eles poderão trocar dados entre si sobre movimentação nas ruas e, controlados por uma boa Inteligência Artificial, poderão gerenciar o trânsito de modo a otimizar o fluxo de carros.

Esse é apenas um dos possíveis caminhos de implementação da Internet das Coisas. Existem milhões de outros usos. Portanto, aguardamos com ansiedade para ver o que virá dessa área.
 

4. Contêiner em Nuvem

A computação em nuvem não é mais uma novidade. Hoje em dia, praticamente todo mundo usa pelo menos um recurso de computação em nuvem no dia a dia, nem que seja o e-mail ou o WhatsApp. No entanto, a tecnologia da computação em nuvem ainda tem muito mais a oferecer, como os contêineres em nuvem.

Trata-se de uma tecnologia que permite a criação de um sistema operacional 100% virtual. Com o uso desses contêineres, é possível executar e instalar aplicativos em diferentes lugares ao mesmo tempo, de maneira muito inovadora.
 

5. Realidade aumentada

A realidade aumentada já é uma realidade há algum tempo. Basta lembrar do sucesso do jogo Pokémon GO. No entanto, a tendência é de que ela seja cada vez mais usada por empresas de todos os tipos e até mesmo órgãos públicos.

Assim, ela ficará mais comum no dia a dia e poderá ter aplicações completamente inovadoras e diferentes.

Essas são algumas das principais tendências em TI para 2021. Dominá-las não será fácil, mas é interessante notar como elas abordam diferentes áreas do mercado. Existe de tudo um pouco, para cada tipo de profissional ou empresa.

Gostou do conteúdo? Qual dessas tendências é a mais importante na sua opinião? Comente abaixo!
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »