19/11/2020 às 11h25min - Atualizada em 19/11/2020 às 11h25min

Exposição da fotógrafa Milena Aurea revela o corpo feminino para além dos estigmas impostos pela sociedade machista

'Projeto Eu Sou', que reúne ensaios de nu artístico, será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, 23, em live no Instagram da fotógrafa de Rio Preto

Assessoria de Imprensa
Milena Aurea. ( Foto: Priscila Borel)

Refletir sobre a existência feminina a partir da diversidade de corpos que buscam ocupar espaços em uma sociedade historicamente machista, contribuindo na desconstrução de estigmas e estereótipos que recaem sobre as mulheres. Sobretudo aqueles que as reduzem a mero objeto sexual. Essa é a proposta do "Projeto Eu Sou", exposição virtual concebida pela fotógrafa e fotojornalista Milena Aurea, de São José do Rio Preto.

 

Contemplada com o fomento do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura, a exposição será lançada oficialmente na próxima segunda-feira, 23, às 19h30, em live no perfil da fotógrafa rio-pretense no Instagram (@milenaaureafotografia). Haverá a participação da pedagoga Juliana Costa e de duas fotografadas, a também pedagoga Rose Candeo e a jornalista Julia Caputi.

 

A exposição "Projeto Eu Sou", que conta com áudio-guia, ficará em cartaz até o dia 7 de dezembro, no site de Milena Aurea (www.milenaaurea.com.br) e em seu canal no YouTube (Youtube.com/milenaaurea). Depois, as fotos serão publicadas no Facebook e Instagram (@milenaaureafotografia). Além da mostra virtual, a fotógrafa produziu uma série de vídeos que refletem diferentes questões ligadas ao feminino. Eles podem ser conferidos em seu canal no Youtube.

 

Por meio de ensaios de nu artístico feito com sete mulheres, o "Projeto Eu Sou" evidencia questões como padrões de beleza socialmente estruturados, racismo, gordofobia e transfobia. Além de Rose Candeo e Julia Caputi, foram fotografadas a cartomante Ágatha Cabral, a cozinheira Edna dos Santos, a doula Nelly Agostini, a técnica de enfermagem Katiusse Queiroz e a vendedora Pâmella Ribeiro.

 

Segundo Milena, todos os ensaios foram feitos ao ar livre, em meio à natureza, respeitando os protocolos de segurança sanitária para evitar a covid-19. "Foi uma experiência completamente nova, pois costumo conversar bastante com a fotografada antes e durante as fotos, para deixá-la mais à vontade. No entanto, desta vez precisei respeitar o distanciamento e usar máscara o tempo todo. Procurei conversar o máximo possível com as fotografadas pelo WhatsApp, para que elas pudessem entender o conceito da exposição", conta a fotógrafa. "Busquei retratar a diversidade em minhas fotos, dando visibilidade a mulheres negras, trans e gordas, além daquelas que já tiveram câncer de mama e passaram por mastectomia", completa Milena.

 

A fotógrafa ainda destaca que esperou ao máximo para a realização dos ensaios fotográficos - todos feitos na zona rural da região - devido à pandemia do novo coronavírus. "Depois de definidos os locais, esperei a retomada das atividades na cidade para realizar os ensaios", explica.

 

A fotógrafa

 

Graduada em Jornalismo pela Unilago, Milena Aurea já conquistou vários prêmios de fotojornalismo, entre eles o Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo, o Prêmio Arfoc/Canon de Fotojornalismo 2014. Também foi finalista do Prêmio Esso, um dos mais importantes do jornalismo brasileiro. É pós-graduada em Fotografia: Práxis e discurso fotográfico pela UEL – Universidade Estadual de Londrina.

 

Em seu currículo, ela traz uma série de exposições, individuais e coletivas, como "Equilíbrio e Movimento (2007), "Olhar Feminino" e "Eu Amo Rio Preto", além da cobertura de várias edições do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) e outros eventos culturais.

 

SERVIÇO:

 

Exposição "Projeto Eu Sou", de Milena Aurea, realizada pelo Prêmio Nelson Seixas. De 23/11 a 7/12, no site: www.milenaaurea.com.br e Youtube.com/milenaaurea. Depois, fotos serão publicadas no Facebook e Instagram (@milenaaureafotografia). Grátis.

 

 

Live de abertura: Dia 23/11, às 19h30, no Instagram (@milenaaureafotografia), com participação de Juliana Costa e das fotografadas Julia Caputi e Rose Candeo. Grátis.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »