AtaNews Publicidade 728x90
19/11/2020 às 11h08min - Atualizada em 19/11/2020 às 11h08min

Entenda as diferença entre convênio particular e seguro saúde

Mayk Souza
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A preocupação com a saúde aumentou bastante nos últimos anos, inclusive a busca por serviços de convênio particular. Mas será que as pessoas estão por dentro das opções de plano de saúde?

Mesmo que esse assunto seja bastante difundido, ainda pode ocorrer muitas dúvidas em relação às particularidades que os planos oferecem. Por esse motivo, é sempre bom sanar as dúvidas com o corretor de plano de saúde. Ele é o profissional ideal para explicar tudo que o serviço escolhido irá oferecer.

 

O que é convênio particular?


Por mais que pareça óbvio para muita gente, a explicação sobre o que é convênio particular ainda é muito requisitada. Essas dúvidas podem estar relacionadas à confusão que a maioria das pessoas fazem, quando comparam com o plano de saúde.

A Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou nos últimos anos alguns dados interessantes que indicam crescimento no número de pessoas que abandonam os planos de saúde e aderem ao convênio particular. Mas qual será o motivo?

Para entender a razão, é preciso compreender as diferenças. Veja os principais itens que existem em ambos os casos e entenda como cada um tem suas particularidades:

 

Contratação


A contratação do convênio médico particular é feita de forma facilitada. Basta realizar algumas assinaturas e o usuário já terá acesso aos profissionais disponíveis e também e serviços que terão preços reduzidos.

No caso do plano de saúde, a burocracia é um pouco maior. O usuário terá que ler várias cláusulas existentes no contrato. As adesões, geralmente, são feitas em grupos ou por intermédio de empresas, podendo dificultar os processos.

 

Pagamentos mensais


Os dois tipos apresentam pagamentos mensais. A diferença fica em relação aos valores cobrados. O plano de saúde costuma apresentar parcelas maiores do que as do convênio particular.

Em ambos os casos, é possível que as consultas e exames tenham um custo adicional. De acordo com o histórico de preços, o convênio médico ainda apresenta os melhores em relação aos planos de saúde.

 

Atendimento


Os planos de saúde, geralmente, apresentam algum tipo de carência para que os atendimentos possam ter início. O que pode não ser bom em alguns casos.

Por mais exista convênios que também apresentam um prazo de carência, é mais comum encontrar aqueles que conseguem liberar os atendimentos logo após a assinatura do contrato.

 

Cancelamento


É claro que em todos os casos existe uma política de cancelamento que necessita ser seguida. O que vai mudar é a burocracia. Os convênios apresentam formas facilitadas de cancelamento, podendo ocorrer a paralisação total das cobranças em até 30 dias após a decisão

Os planos de saúde costumam apresentam ações mais detalhadas. Como citado, o contrato já apresenta muitas cláusulas para serem lidas. Dentro delas, podem conter trechos que exijam tempo mínimo de permanência e até multas.

Agora ficou bastante claro o motivo das pessoas estarem trocando os planos de saúde por convênios médicos particulares.

 

Quando realizar a contratação?


Os cuidados com a saúde devem ser feitos desde o nascimento. Então se for possível, financeiramente, contrate um convênio o mais cedo possível.

Muitas pessoas ainda acreditam que os convênios de saúde só devem ser feitos quando atingir uma certa idade. Este pensamento foi criado porque os jovens possuem uma tendência menor a desenvolver alguns tipos de doenças.

Saiba que os tempos estão mudando e, por mais que essa afirmação possa parecer verdadeira, os jovens também merecem estar seguros com a saúde. A prevenção é o melhor caminho para evitar que o pior aconteça.

Ter um convênio enquanto jovem pode fazer com que um acompanhamento anual da saúde seja feito. Criando, desde cedo, novos hábitos que serão fundamentais para evitar que algumas doenças aconteçam.

 

O que é seguro saúde?


O seguro saúde atua de uma forma um pouco diferente. Nos planos convencionais é comum que o usuário contrate um plano e fique restrito aos profissionais da rede credenciada.

No caso do seguro saúde, uma certa liberdade acontece. O contratante não ficará preso aos profissionais credenciados, podendo ser atendido por qualquer médico que escolher.

É importante lembrar que assim como os demais, o seguro saúde apresenta pagamentos mensais. As consultas serão pagas, podendo ser reembolsadas no final de cada mês.

A porcentagem de reembolso será definida em contrato. A abrangência também será vista antes da contratação, onde pode existir contratos regionais e nacionais.  

 

Quando ele é viável?


A viabilidade real só será definida pelo contratante, que irá determinar de acordo com o seu estilo de vida. Muitas pessoas estão optando pelo seguro saúde devido à liberdade que ele oferece, porém, alguns pontos devem ser pensados.

É importantíssimo o contratante saber que ele terá que arcar com as despesas médicas. Então se ele não tiver uma boa condição financeira, a prática do reembolso não será viável neste caso.

Quando o seguro apresenta uma abrangência nacional, o cenário pode mudar. Muitas pessoas trabalham viajando, o que seria um ótimo recurso para que saúde fosse preservada em qualquer lugar do Brasil.

 

Qual a melhor opção: seguro saúde ou convênio particular?

Assim como foi falado anteriormente, apenas o contratante pode chegar a uma conclusão sensata. Veja alguns pontos a serem analisados na hora da escolha:

 

  • Verificar a cobertura do contrato;Fazer uma análise dos valores cobrados mensalmente e também se existe descontos em relação aos atendimentos;
  • Verificar quais são os médicos credenciados (válido somente para o convênio particular);
  • Controle financeiro. Verificar se será possível ter dinheiro caso aconteça alguma emergência médica (válido para o seguro saúde);
  • Fazer um mapeamento da sua região e verificar qual opção apresenta-se mais viável.


Dando uma atenção especial aos pontos levantados, fica mais fácil definir qual será a melhor opção para sua vida. É importante pensar bem na hora da escolha para evitar dores de cabeça.

É bom ressaltar que as duas modalidades conseguem atender bem o cidadão. Se você ainda não possui nenhum plano ou seguro, não perca mais tempo e preserve a sua vida.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »