AtaNews Publicidade 728x90
16/11/2020 às 15h38min - Atualizada em 16/11/2020 às 15h38min

UTILIDADE PÚBLICA: 552 acidentes com escorpiões este ano. CCVZ faz alerta aos moradores de Birigui

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) da Secretaria de Saúde de Birigui faz um importante alerta aos moradores: cuidado com os escorpiões e não jogar veneno no quintal ou na rede de esgoto caso encontre o animal.

Segundo o setor, em 2020 (até o dia 9 de novembro) foram registrados 880 aparecimentos de escorpiões, sendo 552 acidentes. Não houve óbito pela picada do animal. Os dados são da Sucen (Sistema Escorpio) e da Vigilância Epidemiológica de Birigui.

Em cerca de 90% dos casos de aparecimento de escorpiões, eles saíram da rede de esgoto através de ralos, pias de cozinha, banheiros, tanques entre outros locais com acesso direto a rede.

Estes animais peçonhentos alimentam-se de grilos, baratas, aranhas, cupins e até mesmo de escorpiões menores. Se alojam em restos de entulhos de construção, materiais como madeiras, telhas, tijolos, blocos e em meio a folhas secas caídas.

AUMENTO

Um dos motivos do aumento de acidentes e surgimento de escorpiões é a utilização indevida de venenos e inseticidas por parte da população.

O veneno não mata o escorpião se não for aplicado diretamente nele, apenas desaloja o animal das redes de esgoto e pluviais para a vizinhança onde os mesmos saem para fugir da ação química provocada pelos venenos e inseticidas.

Para diminuir o risco de encontrarmos ou sofrer acidentes com o escorpião, elimine materiais que sirvam de alojamento e que possam atrair o alimento dele.

Evite deixar roupas no chão, verifique sapatos antes de vestir, deixe os móveis afastados pelo menos 10 cm das paredes, mantenha o lixo sempre fechado para evitar o aparecimento de insetos que atraem o animal peçonhento.

Sempre que a população encontrar um escorpião deve procurar pessoalmente o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) ou ligar 3643-6274, realizando uma notificação. O CCVZ fica na Praça Gumercindo Paiva Castro, sem número, no Centro (antigo pronto-socorro municipal).

Após procurar o CCVZ ou ligar, o setor encaminhará a equipe de campo para realizar uma pesquisa no local. Através da notificação do morador o setor consegue monitorar as áreas com maiores índices de aparecimento de escorpião.

Em caso de acidente, procurar imediatamente atendimento médico (se possível levar o animal em um frasco ou vidro). Em Birigui, a orientação é procurar o Pronto-Socorro Municipal.

 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »