AtaNews Publicidade 728x90
13/11/2020 às 08h44min - Atualizada em 13/11/2020 às 08h44min

Alunos do Novotec em Araçatuba visitam redação do jornal O LIBERAL

Portal LR1
PRÁTICA - Alunos de produção multimídia do Novotec conhecem trabalho de jornal impresso na prática. ( Foto: Reprodução LR1)
Quatro alunos do curso de produção multimídia do Novotec Expresso, programa do governo estadual voltado para alunos do ensino médio da rede pública, conheceram no início da noite desta quinta-feira (12), a redação do jornal O LIBERAL REGIONAL, em Araçatuba.

Estudando o módulo dedicado ao jornal impresso, a visita foi parte complementar da teoria do curso, que está sendo realizando de forma remota, através do Teams, programa pelo qual as aulas são ministradas on line.

Durante a visita, os alunos conheceram um pouco sobre como são feitas as edições do jornal, desde a produção de matérias e reportagens, até a confecção e impressão dos exemplares, além de acompanharem parte do trabalho de multimídia feito pelo SRC através do portal LR1 e das redes sociais como facebook e instagram.

A estudante Loreani Pessoa, de 15 anos, que está no 1º ano do ensino médio na escola José Arantes Terra, no Alvorada, afirma que a visita foi importante para que ela e os demais colegas dessem valor ao trabalho realizado nos bastidores de um veículo de mídia.

“É muito importante pra gente adquirir conhecimento, para conhecer como vê e como que é, pra gente dar até mais valor a esse trabalho e ter mais conhecimento mesmo. Eu achei muito interessante, nunca tinha visitado, então foi muito diferente pra mim e eu gostei muito”, afirmou.

Já para o estudante Yuri da Silva Pereira, de 18 anos, que está no 3º ano do ensino médio na escola Abranches José, do Jardim Ipanema, a questão da produção da notícia foi o que mais lhe chamou a atenção na visita.

“Uma coisa é a gente ver atrás das telas, como a gente está, por causa da pandemia, fazendo via Teams, uma coisa é a gente ver pelo computador, ver imagens, outra é ver pessoalmente. A gente viu toda a importância da notícia e como é importante esta questão de validação da informação e tudo mais. Estou muito grato por ter essa oportunidade de vir aqui conhecer o Liberal, quero agradecer a todo o grupo”, afirmou.

Para o professor da turma, Vitor Moretti, um dos redatores do jornal impresso, o contato com o mercado de trabalho é importante para que os alunos saiam do ensino médio mais preparados.

“Mas eles puderam ver um pouco do que a gente aprendeu na teoria, para eles conseguirem ter uma ideia e ter esse contato com o mercado de trabalho, isso é muito importante”, avaliou o jornalista.

Moretti também comentou sobre a disciplina e a importância do jornal impresso, mesmo nos dias de hoje, principalmente com a integração com outras mídias, como o portal e o aplicativo LR1.

“A disciplina de produção multimídia é uma disciplina muito atual, e a gente começa vendo o jornal impresso, que tem uma força muito grande na história do jornalismo e ainda hoje continua, só que assim como os outros meios de comunicação, como a televisão, como o rádio. O jornal impresso também teve que se adaptar às novas mídias e é isso que o Liberal faz atualmente”, concluiu Moretti.

A visita dos alunos contou com todas as medidas preconizadas de higienização, devido a pandemia de covid-19, com todos os alunos e colaboradores utilizando máscaras e disponibilização de álcool em gel.

 
*matéria cedida pelo Portal LR1


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »