AtaNews Publicidade 728x90
06/11/2020 às 16h08min - Atualizada em 06/11/2020 às 16h08min

Senar faz seleção de instrutor de guindauto em Araçatuba

Treinamento foi realizado na Nova Aralco com 10 profissionais

Marcelo Teixeira
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O estacionamento de caminhões da indústria sucroalcooleira Nova Aralco (antiga Alcoolazul), em Araçatuba (SP), virou sala de aula. No local, 10 profissionais passaram quatro dias em um treinamento e seleção de instrutores do Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para o curso Operação de caminhão guindauto (mais conhecido como munck).

A ação de 32 horas/aula teve a parte teórica realizada no auditório do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado. Para a prática ministrada na usina por Edval Piatti (ele é um dos autores da cartilha do Senar sobre o assunto), a Nova Aralco forneceu gratuitamente todo o equipamento mecanizado.



O gestor do setor de formação profissional rural do SENAR-SP do, Jarbas Mendes da Silva, que acompanhou todo o trabalho, explica que ao final da seleção (o evento serve para avaliar o grau de conhecimento dos participantes) os candidatos fizeram uma prova e aqueles que forem aprovados estarão presentes em um treinamento metodológico, que será realizado até o final do ano.

Ele explica que o curso destinado à formação de operadores de caminhão guindauto tem 24 horas/aula de duração, e há um pré-requisito para que os interessados se inscrevam. "Os participantes precisam ter feito o curso NR 11 (Norma Regulamentadora), que aborda a segurança na movimentação de carga e redução de perdas com máquinas paradas".

De acordo com Silva, a busca por mais instrutores é necessária por causa do aumento na demanda por operadores de caminhões guindauto. No início do ano que vem, o Senar-SP vai divulgar o calendário de cursos em todo o Estado.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »