AtaNews Publicidade 728x90
06/11/2020 às 09h52min - Atualizada em 06/11/2020 às 09h52min

Carros mais vendidos em outubro de 2020

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A lista dos carros mais vendidos em outubro de 2020 foi divulgada recentemente com um retorno da normalidade depois de alguns choques e um aumento na quantidade de vendas fechadas no país. Aos poucos, os efeitos da pandemia do novo coronavírus começam a diminuir ao mesmo tempo que países da Europa começam a se preparar para a segunda onda da pandemia (enquanto medos de algo parecido chegar ao Brasil em janeiro aparecem).

Como tradicional, a lista dos carros mais vendidos em outubro de 2020 foi divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), responsável por controlar as vendas em concessionárias e montar os dados que ajudam a pautar as decisões de mercado de empresas, montadoras e até mesmo consumidores.

E aí, quer saber qual automóvel foi o mais vendido do mês? Então siga a leitura do artigo abaixo!
 

Quais os carros mais vendidos em outubro de 2020?

O mercado automotivo nacional voltou a subir o número de vendas em outubro, mostrando que o ritmo de recuperação segue em alta no país, mesmo que o total de vendas ainda esteja abaixo do mesmo período em 2019 (o que é natural, considerando que tivemos a pandemia do novo coronavírus). Em outubro, foram comercializados 205.244 automóveis em outubro, uma alta de 3,25% em relação a setembro. Em comparação com outubro de 2019, no entanto, o número representa uma queda de 14,89%. Já em relação ao acumulado no ano, o mercado nacional comercializou 1,5 milhão de carros, cerca de 30,89% em relação aos 10 primeiros meses de 2019, quando vendemos 2,1 milhões.

Um dos elementos que ajuda a recuperar o ritmo de vendas são as novas plataformas de vendas de carros. Por exemplo, atualmente é possível comprar carros novos em Karvi, uma plataforma que ajuda a encontrar a melhor concessionária para você.

Ainda que o ritmo não seja o mesmo do passado, algumas coisas são. Por exemplo, o retorno do Chevrolet Onix ao topo dos mais vendidos, depois de ter perdido a liderança do ranking mensal para o Fiat Strada e para o Volkswagen T-Cross. Quem também voltou a vender bem foi o Ford Ka, que foi o segundo carro mais vendido do país em 2019, mas não teve um bom ano.

No entanto, o destaque de outubro fica mesmo para os SUVs. Eles correspondem a 30% do ranking de mais vendidos, algo que seria impensável há alguns anos. É claro que o resultado vem da pandemia do novo coronavírus (que fez com que pessoas com menos dinheiro e que comprariam carros mais baratos saíssem do mercado), mas também mostra que o brasileiro tem realmente se apaixonado pelos utilitários.

Veja o ranking dos 10 carros mais vendidos em outubro de 2020 abaixo!
 
  1. Chevrolet Onix: 12.203 vendas;
  2. Fiat Strada: 10.068 vendas;
  3. Hyundai HB20: 8.903 vendas;
  4. Chevrolet Onix Plus: 8.619 vendas;
  5. Volkswagen Gol: 8.473 vendas;
  6. Fiat Argo: 7.566 vendas;
  7. Ford Ka: 7.492 vendas;
  8. Chevrolet Tracker: 6.595 vendas;
  9. Jeep Compass: 6.161 vendas;
  10. Jeep Renegade: 6.042 vendas.
 

E as marcas mais vendidas?

Já em relação às marcas, o resultado está bem diferente daquele registrado em 2019. Uma coisa que a pandemia do novo coronavírus mostrou foi que a estratégia da Chevrolet tinha uma falha óbvia. No ano passado, a empresa foi a que mais vendeu carros no país, sem a menor dúvida. No entanto, mais da metade das suas vendas foram do Onix, com uma enorme quantidade sendo do Onix Plus e do Vitra. No entanto, outros modelos não venderam tanto assim, o que fez a empresa extremamente dependente das vendas do Onix.

Como o automóvel é um hatch popular, ele depende muito das compras das pessoas com menos dinheiro, que foram justamente as mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Por causa disso, o Onix sofreu muito em vendas esse ano e, mesmo mantendo a liderança em vários meses, não está nem perto dos resultados do ano passado. Na verdade, está vendendo mais ou menos metade do que vendia antes. A consequência disso é que a Chevrolet despencou para o terceiro lugar do ranking de empresas, atrás de marcas com uma estratégia mais robusta, como a Fiat e a Volkswagen.

Veja abaixo o ranking das 10 marcas mais vendidas de outubro de 2020!
 
  • Fiat: 18,67% do mercado;
  • Volkswagen: 16,71% do mercado;
  • Chevrolet: 16,60% do mercado;
  • Hyundai: 8,31% do mercado;
  • Ford: 6,97% do mercado;
  • Toyota: 6,64% do mercado;
  • Renault: 6,49% do mercado;
  • Jeep: 5,95% do mercado;
  • Honda: 4,59% do mercado;
  • Nissan: 2,84% do mercado.

Agora que você já sabe quais os carros mais vendidos em outubro de 2020, já sabe quais as decisões realizar nos próximos meses. É fato que o ano está acabando e, com isso, nos aproximamos do fim de um período muito complicado no setor automotivo. Afinal, em 2019, o mercado se recuperou de alguns anos de retração e, quando parecia que poderia crescer consideravelmente, foi abatido pelo coronavírus. Tomara que, em 2021, os resultados sejam melhores.

E aí, qual a sua opinião sobre o ranking? Conte abaixo no campo de comentários!

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »