AtaNews Publicidade 728x90
05/11/2020 às 15h43min - Atualizada em 05/11/2020 às 15h43min

Uso saudável de fones de ouvido

Confira qual o volume ideal e por quanto tempo é possível utilizar fones sem prejudicar a audição

Unimed
À medida em que nossa sociedade e cultura ficam mais conectadas por meio da tecnologia, o uso de fones de ouvido aumenta. Com a pandemia da COVID-19, as pessoas passam ainda mais tempo em reuniões virtuais e, com isso, ficam horas com fones. A facilidade e a mobilidade que eles oferecem, no entanto, não podem tornar seu uso exagerado. Confira os níveis seguros de volume e tempo de uso, para saber quando é hora de fazer uma pausa.

Como o som causa perda auditiva?



O som é uma forma essencial de comunicação e também nos orienta sobre o ambiente em que estamos. No entanto, o ouvido é muito sensível ao equilíbrio do som que capta. Existem milhares de células nos ouvidos, algumas das quais possuem pequenas estruturas semelhantes a cabelos, chamadas células ciliadas, responsáveis pela transmissão do som dos ouvidos ao cérebro, onde são processadas posteriormente. O excesso de som pode causar danos permanentes a essas células, bloqueando o mecanismo de transmissão. Os danos também podem ocorrer através da conexão entre as células ciliadas e as células nervosas, que podem ser interrompidas por altos volumes, mesmo que as células ciliadas permaneçam normais. Em resumo, uma coisa é certa: som alto demais é prejudicial à audição.

Uma das coisas importantes a serem consideradas ao usar fones de ouvido é que eles são ajustados para um volume máximo de 105 a 110 decibéis. Para referência, a exposição a níveis de som acima de 85 decibéis (igual a um cortador de grama, por exemplo) pode causar possíveis danos aos ouvidos por mais de duas horas seguidas. Já a exposição a sons de 105 a 110 decibéis pode causar danos em apenas cinco minutos.

Por outro lado, é improvável que um som com menos de 70 decibéis cause danos significativos aos ouvidos.



O fato é que o volume máximo de dispositivos de escuta pessoal está acima do limiar em que os danos ocorrem, tanto em adultos, quanto em crianças.  

É importante portanto que, como ouvinte, esteja ciente de que a maioria dos fones pode ser usada de maneira prejudicial. Portanto, busque sempre um volume confortável para você.

A duração da exposição ao som também é um fator que contribui para possíveis danos aos ouvidos. Simplificando: sons mais altos têm potencial para causar mais danos em um menor tempo de exposição.

Para se ter uma ideia, entidades relacionadas à Segurança e Saúde Ocupacional exigem que os empregadores ofereçam proteção auditiva para funcionários com exposição média de 85 decibéis por mais de oito horas. Embora isso pareça muito tempo, o uso de fones de ouvido com níveis de som apenas um pouco mais altos pode causar danos em menos de uma hora. Vale ressaltar que a audição em um nível confortável deve ser segura por um período ilimitado de tempo, embora seja essencial equilibrar a duração do uso com a intensidade da exposição.

Sugestões para usar fones com segurança



Nossos ouvidos podem ser danificados pelo excesso de som, e a combinação volume alto e tempo de exposição contribui para possíveis problemas auditivos. Confira algumas sugestões para hábitos de escuta saudáveis:

- Esteja ciente de quanto tempo você está ouvindo e quão alto é o volume
- Faça pausas após sessões prolongadas de audição e procure ouvir em um nível confortável
- Se for a um evento em que é provável que haja um ruído alto por tempo prolongado (como um concerto ou jogo de futebol), leve tampões ou fones de ouvido. - Existe no mercado uma variedade de dispositivos que oferecem proteção para esses casos, desde fones simples de espuma a fones de ouvido com propriedades de cancelamento de ruído


Por fim, não hesite consultar um otorrinolaringologista sobre qualquer dúvida que você tenha sobre o uso de fones ou níveis de som seguros. A saúde auditiva é importante e complexa, e é possível tomar medidas para proteger os ouvidos enquanto estiver usando fones.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »