AtaNews Publicidade 728x90
03/11/2020 às 11h08min - Atualizada em 03/11/2020 às 11h08min

Artesanato em bambu é opção de renda extra para produtores rurais

Curso foi realizado em Santópolis do Aguapeí por meio de parceria entre SIRAN, Sebrae ER Araçatuba, Senar-SP e a prefeitura

Marcelo Teixeira
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Qualificação profissional e geração de renda são os objetivos do curso Técnicas de Artesanato em Bambu realizado durante a semana em Santópolis do Aguapeí (SP). O evento reuniu 12 produtores rurais por meio de uma parceria entre o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o Sebrae ER Araçatuba (Escritório Regional), o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a prefeitura.

Em 40 horas de duração, divididas em cinco dias (de segunda a sexta-feira) com oito horas/aula em cada um, os participantes aprenderam desde a história e importância da utilização de bambu na produção de artesanato, passando pela segurança e saúde do trabalhador, o corte e destalar até chegar à comercialização.

Na parte prática do curso, os participantes confeccionaram três modelos de cestos.

De acordo com o instrutor José Mário Pinto, a finalidade é a produção artesanal de objetos úteis, artísticos e decorativos, utilizando matéria-prima disponível na região. Para ele, o artesanato rural deve contribuir para a preservação e divulgação das expressões culturais regionais, podendo ou não ter fim comercial, sempre estimulando a organização de grupos.

"O curso aproxima ainda mais o produtor rural dos recursos que a natureza oferece. Nesse sentido, a gente disponibiliza informações desde o conhecimento da matéria-prima e espécies (existem mais de 1300 espécies de bambu catalogadas), e a partir disso, por fim, possibilita o fortalecimento do mercado artesanal", explica o instrutor.

A turma de Santópolis do Aguapeí contou com 12 participantes. Por causa da pandemia de Covid-19, são seguidas as orientações das autoridades de saúde, com o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados, e distanciamento. Os participantes receberam gratuitamente material didático e certificado de conclusão.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »