AtaNews Publicidade 728x90
30/10/2020 às 10h45min - Atualizada em 30/10/2020 às 10h45min

Em último dia de programação, Mostra de Performances tem artes visuais, dança e teatro

Público poderá conferir na WinMostra, realizada pelo Núcleo 2 na internet, três estreias de trabalhos de artistas rio-pretenses, de graça

Graziela Delalibera
Assessoria de Imprensa
Não há nada aqui. ( Foto: Divulgação)

Encerrando a programação de sua segunda edição, neste sábado (31/10), a WinMostra – Winchester Performance Mostra traz três apresentações inéditas de artistas de Rio Preto, com obras performáticas que envolvem artes visuais, dança, teatro e instalação. A mostra acontece pela internet e todas as atrações são gratuitas.

 

O evento é realizado pelo Agrupamento Núcleo 2, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura. As apresentações são ao vivo pelo Youtube (www.youtube.com/Nucleo2) e Facebook (@agrupamentonucleo2).

 

Abrindo a programação deste sábado, às 16 horas, a artista plástica Terezinha Bilia apresenta a performance "A Colheita do Peixe", baseada na sua tela "A menina e a mãe colhendo peixes".

 

Na sequência, o público poderá conferir a estreia da performance "Não Há Nada Aqui", concebida pela bailarina e coreógrafa Loretta Pelosi, que divide a direção com o bailarino Vinícius Francês. A apresentação será às 19 horas.

 

Fechando a WinMostra, às 21 horas, tem a performance "Pipapiápai ou Por Um "Fio", do GPT Sala 50, com concepção e atuação de Marcelo Matos. O ator e diretor inspirou-se na descoberta de sua paternidade aos 50 anos para criar a performance.

 

Durante a realização da mostra, todos os dias, ao final da programação, o artista transdisciplinar e pesquisador Tales Frey faz micro críticas dos trabalhos apresentados. As micro críticas serão em formato de video, com até 1 minuto de duração, e são publicadas no Instagram do Núcleo 2 (@artenucleo2).

 

A WinMostra teve início na terça (27), trazendo ao todo em sua programação 16 trabalhos de artistas rio-pretenses, sendo 12 deles inéditos. As obras performáticas uniram teatro, dança, audiovisual, literatura, stand up, artes visuais, instalação, música, culinária e projeção multimídia.

 

Por conta da pandemia do novo coronavírus, essa segunda edição da WinMostra acontece de forma 100% virtual. A mostra recebeu 41 inscrições e contou uma comissão de seleção formada por Andre Luis Delorme, professor universitário e engenheiro de software; Bruna Giorjiani de Arruda, professora de sociologia e militante feminista do coletivo feminista Classista Ana Montenegro; e Waldemar Rodrigues Pereira Filho, professor de literatura e História da Arte do ensino médio e curso pré-vestibular.

 

Coletivo multimídia de pesquisa e fusão de linguagens artísticas sediado em São José do Rio Preto, o Agrupamento Núcleo 2 realizou a primeira edição da Winchester Performance Mostra em 2018. A mostra aconteceu de forma simultânea à videoinstalação "Nuvem", com a participação de seis artistas selecionados.

 

 

SERVIÇO:

2ª WinMostra – Winchester Performance Mostra

Quando: 27 a 31 de outubro

Onde: canais do Agrupamento Núcleo 2 - Youtube (www.youtube.com/Nucleo2) | Facebook (@agrupamentonucleo2)

Realização: Agrupamento Núcleo 2, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto

Saiba mais: www.nucleo2.com.br

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - DIA 31, SÁBADO

 

A COLHEITA DO PEIXE

Terezinha Bilia

16h - www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

Um sonho: um campo com muitas árvores frutíferas. Uma delas se destaca porque ao invés de frutos produzia peixes. Era uma reminiscência de infância, afinal, o vestido branco com bolinhas vermelhas da menina era um reflexo da própria artista. Como não enveredar por esses caminhos da arte após um sonho destes? "Bora" mergulhar nas telas de minha vida!

 

Ficha técnica:

Concepção e atuação: Terezinha Bilia

Câmera: Marcelo Matos

Fotografia: Luciane Bilia

Inspiração artística: Dona Ida, Lucas Piton, Helena Piton, Mariah Bilia

Edição: Maurício Matos

Livre. 30 minutos.

 

NÃO HÁ NADA AQUI

Loretta Pelosi

19h - www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

Não há nada aqui traz memórias roubadas, infância inventada, cenas perdidas em cartas não mandadas, um agora que já foi sem nunca existir.

 

Ficha técnica:

Concepção e performance: Loretta Pelosi

Direção Compartilhada: Vinícius Francês e Loretta Pelosi

Pesquisa de movimento: Loretta Pelosi e Vinícius Francês

Filmagem: Eduardo Constantini

Iluminação: Venâncio Oliveira

Auxiliar de cena: Maria Inês Pelosi

Livre. 30 minutos.

 

PIPAPIÁPAI ou POR UM "FÍO"

GPT Sala 50

21h - www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

O fio conduz a vida. Passa pelo umbilical até o fio representativo da morte num som uníssono de uma nota aguda. Entre eles outros fios conduzem nossa trajetória. Como o fio de uma pipa que o vento leva a caminhos caóticos, vamos seguindo sem destino definido por fios que nos surpreendem a cada momento. Um filho (fío) que chega aos 50 anos. Nos resta uma cantiga de ninar e seguir essa linha neste mundo também caótico. A esperança é que venha alguém que encontre seu fio na história. Nesse contexto criamos a cidade capital cuja maquete se encaixa no desenho de uma pipa.

 

Ficha técnica:

Concepção e atuação: Marcelo Matos

Atriz convidada: Mariah Bilia Matos

Fotografia: Luciane Bilia

Produção: Terezinha Bilia

Consultoria Arquitetônica: Oswaldo Angelucci

Câmera, vídeo e montagem: Marcelo Araujo

 

Livre. 30 minutos. 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »