AtaNews Publicidade 728x90
30/10/2020 às 08h48min - Atualizada em 30/10/2020 às 08h48min

Empresas de Araçatuba e Andradina estão com vagas de trabalho abertas no programa Aprendiz Legal

Portal LR1
ANDRADINA - Mais de 30 vagas estão abertas para a produção de frigorífico. ( Foto: Reprodução LR1)
Com as aulas curriculares acontecendo de forma remota desde o começo de abril, muitos estudantes estão tendo mais dificuldade no acesso às informações do mundo estudantil, bem como às vagas de cursos profissionalizantes, trabalhos e estágios. Por causa disso, dezenas de vagas seguem abertas no programa Aprendiz Legal, dentre elas estão oportunidades em duas grandes empresas instaladas em Araçatuba e Andradina.

A maior parte das vagas está disponível no frigorífico JBS Friboi, em Andradina. São 38 oportunidades, todas elas para as linhas de produção.

Já a empresa de eletrodomésticos Colormaq – Color Visão do Brasil, instalada em Araçatuba, está com 25 vagas abertas dentro do programa para jovens, são 22 delas para a linha de produção da empresa e outras 3 vagas para o setor administrativo.

O programa ainda tem outras dezenas de vagas para empresas de menor porte da região, todas elas também na área administrativa.

Aprendiz Legal é um programa realizado pelo CIEE, o Centro de Integração Empresa Escola, e prepara jovens que tenham entre 14 e 24 anos incompletos para atuação no mercado de trabalho. A condição é que estes jovens estejam matriculados em ensino médio ou técnico. Este programa tem apoio em lei federal que determina cota de 5% a 15% das vagas de trabalho das companhias de médio e grande porte para jovens nesta faixa etária que estejam em período de estudos.

Segundo esta lei, estes jovens devem ser contratados com carteira assinada com prazo máximo de 2 anos de contrato, sendo que a remuneração deve ser definida pela empresa contratante e o horário de trabalho deve ocorrer no contraturno escolar.

Atualmente, apenas 46% das empresas do estado de São Paulo cumprem a cota de vagas para trabalhadores no sistema de menor aprendiz.

Segundo Sandra Vanessa Boaro, que é supervisora de capacitação de São Paulo do CIEE, o Aprendiz Legal é uma oportunidade inigualável para os jovens.

“É uma oportunidade de um trabalho decente a partir dos 14 anos, com todos os benefícios, os direitos, regulamentado por lei, é uma oportunidade nas empresas que abrem as portas para os aprendizes”, afirmou.

Para Sandra, além do benefício para o estudante, que poderá rechear o seu currículo, as famílias também ganham com a inserção do jovem no mercado de trabalho.

“O programa é cheio de benefícios, pra família desse jovem principalmente, porque a gente partir deste programa abre-se um leque. Ele sai de um círculo vicioso e passa para um círculo virtuoso, por passar a perceber as oportunidades que ele tem no mundo de poder estudar, de poder ter um trabalho, um currículo preparado para a área em que ele está. O estudante passa a ter um currículo mais recheado”, concluiu.

As inscrições de interessados devem ser feitas através do site do CIEE, o portal.ciee.org.br. Depois disso, os estudantes selecionados passarão por um processo seletivo que será feito pelos próprios contratantes. Neste processo é analisado se o candidato está de acordo com as regras do Aprendiz Legal e se está apto a exercer a função, assim como já ocorre em processos de contratação comuns.

 
*matéria cedida pelo Portal LR1

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »