AtaNews Publicidade 728x90
30/10/2020 às 08h22min - Atualizada em 30/10/2020 às 08h22min

Pelo quarto mês consecutivo, região contrata mais do que demite

Portal LR1
DESTAQUE - Maiores municípios da região têm se destacado na criação de empregos formais mesmo com a pandemia. ( Foto: Reprodução Portal LR1)
As quatro maiores cidades da região continuaram a apresentar, em setembro, resultado positivo na geração de empregos com carteira assinada. Mas o grande destaque foi o saldo positivo apresentado por Birigui, que foi mais que o dobro do total registrado nas outras três grandes cidades da região: Araçatuba, Penápolis e Andradina.

Com o resultado do mês passado, são quatro meses consecutivos (junho a setembro) que estes municípios contratam mais do que demitem.

Birigui liderou o ranking regional de desempenho na empregabilidade e também no acumulado do último quadrimestre, tendo apresentado saldo de 741 empregos em setembro, crescimento de 35,71% em relação ao resultado do mês anterior. Somente de junho a setembro, município acumulou saldo positivo de 1.668 empregos formais.

Em segundo, lugar está a cidade de Araçatuba, com saldo positivo de 162 empregos, tendo acumulado nos últimos quatro meses saldo de 1.335 empregos. Na sequência, aparece Andradina com saldo positivo de 81 postos de trabalho criados em setembro e 219 no acumulado no quadrimestre. Penápolis abriu 40 oportunidades no mês e 193 entre o sexto e o nono mês do ano.

A pesquisa foi realizada pelo economista e pesquisador em economia local e regional, professor Marco Aurélio Barbosa de Souza, tendo como base os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia, divulgados nessa quinta-feira.

Para o estudioso, os dados evidenciam a recuperação na empregabilidade local diante da profunda crise econômica enfrentada pela economia brasileira em 2020 em decorrência da pandemia do Covid-19.

DESAGREGAÇÃO

Em relação à desagregação, ou seja, o detalhamento dos dados por setores produtivos e por cidades, o principal destaque também foi Birigui, que apresentou saldo positivo em todos os setores (agropecuária, comércio, construção, indústria e serviços), sendo que o maior gerador do saldo positivo foi a indústria que, sozinha, apresentou saldo positivo de 624 postos de trabalho. “Dessa forma, o resultado sinaliza mais uma vez a recuperação desse importante segmento econômico que forma a estrutura produtiva”, destaca o economista, autor da pesquisa.

A cidade de Araçatuba teve como destaque o setor do comércio, serviços e indústria, com saldos positivos no mês de setembro de 92, 69 e 42 respectivamente.

Em Andradina, dois setores se destacaram: a construção com saldo de 33 empregos e o comércio com 26 postos de trabalho. Já Penápolis teve no comércio seu grande destaque com saldo de 55 empregos em setembro.

Outras duas características interessantes observadas foi que o saldo por grau de instrução que, para todas as cidades, foi liderado pelo ensino médio completo e a empregabilidade por faixa etária, cujo destaque foi o intervalo de 18 a 24 anos.

“O resultado positivo consolida um trajetória de recuperação das as economias locais trazendo sinais de otimismo para a região em relação aos dois últimos meses do ano”, conclui o pesquisador.




 
*matéria cedida pelo Portal LR1

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »