AtaNews Publicidade 728x90
29/10/2020 às 08h31min - Atualizada em 29/10/2020 às 08h31min

Região está com menos inscritos do que vagas disponíveis no Novotec; prazo é amanhã

Portal LR1
IMPORTANTE - Secretária de desenvolvimento econômico de SP, Patrícia Ellen, afirma que Novotec está integrado com retomada da economia. ( Foto: Reprodução LR1)
Em entrevista exclusiva concedida à Clube FM Araçatuba 96,3 e ao jornal O LIBERAL REGIONAL nesta quarta-feira (28), a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, Patrícia Ellen, fez um alerta para o número de vagas abertas para o Novotec Integrado na região. Em algumas cidades como Andradina, Castilho, Alto Alegre, Penápolis e Nova Independência, o número de inscritos está abaixo do número de vagas ofertadas. As inscrições vão até amanhã, sexta-feira (30).

Segundo Patrícia Ellen, são 1.000 vagas que estão sendo oferecidas na região e apenas 931 pessoas se inscreveram até o momento. A região de Andradina é a que teve o maior déficit. No município de Andradina, por exemplo, são 160 vagas disponíveis e apenas 45 inscritos, até o momento. Já em Castilho foram apenas 18 inscritos para 80 vagas. Nova Independência tem apenas uma inscrição para 40 vagas.

Outros municípios da região de Araçatuba também estão com número de inscrições menor do que as vagas, como é o caso de Penápolis, que conta com 97 inscritos para 120 vagas, e Alto Alegre, que tem 23 inscritos para 40 vagas.

“É uma oportunidade realmente muito boa para os nossos jovens. Nós fizemos a parte difícil que é mobilizar os cursos, montar as grades, as 9 áreas de especialização foram atendendo a pedidos dos jovens, então agora eles já estão disponíveis, precisamos agora que os jovens façam sua parte que é se inscrever, cursar e ter boas oportunidades de trabalho” afirmou a secretária Patrícia Ellen na entrevista. “Os pais, os amigos, os irmãos, primos, primas, que passem essa informação para os jovens que estão agora no ensino médio, porque essa é uma oportunidade concreta de devolver aos nossos jovens o direito de sonhar, transformar este sonho em realidade através de oportunidades concretas no mundo do trabalho”, concluiu.

Outras cidades

Em Araçatuba, o número de inscritos foi alto. São 120 vagas no município e 285 inscritos. “Parabéns a Araçatuba, o pessoal está bem mobilizado no município”, celebrou Patrícia Ellen. Em Birigui são 123 inscritos para 120 vagas.

De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico, os alunos que não forem contemplados pelo programa Novotec Integrado serão realocados para outros braços do programa.

“Para os alunos que não puderem ser contemplados por algum motivo nesta etapa, nós temos também o Novotec Expresso, que são os cursos que são realizados também complementando, nós vamos oferecer vagas em cursos técnicos para todos os alunos que tenham interesse em se matricular, se não for no modelo do Novotec Integrado, vai ser nas outras modalidades do Novotec”, informou.

Novotec

O programa Novotec é voltado aos estudantes do ensino médio na rede pública e oferece cursos técnicos e de qualificação profissional para conectar essa etapa da educação com o mercado de trabalho. Os cursos do Novotec Integrado são gratuitos e se iniciam no ano letivo de 2021, seguindo o calendário da Secretaria de Educação. A duração é de 3 anos, com conclusão no final de 2023.

Estão sendo ofertados na região os cursos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para internet, Marketing, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos. No total, 13 cidades foram contempladas: Alto Alegre, Andradina, Araçatuba, Bilac, Birigui, Buritama, Castilho, Ilha Solteira, Itapura, Mirandópolis, Nova Independência, Penápolis e Pereira Barreto.

Os cursos escolhidos para cada localidade foram definidos em conjunto com as escolas estaduais e Etecs e contemplam o interesse dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho. Estão divididos nos eixos de gestão, tecnologia da informação e hospitalidade.

Nesta modalidade os jovens fazem as disciplinas acadêmicas com professores da secretaria de educação e a carga horária técnica com professores do Centro Paula Souza ou de outros fornecedores de ensino profissionalizante contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As aulas ocorrerão na mesma escola que a parte acadêmica de formação básica.

“Estamos totalmente dedicados à retomada da economia, e a melhor forma de lidarmos e vencermos esta crise é criando oportunidades de emprego e renda para a população, e nesse caso o Novotec está totalmente alinhado com o programa da retomada porque é um programa de qualificação técnica para os jovens do ensino médio”, disse Patrícia Ellen

Segundo Patrícia Ellen, o número de vagas foi de acordo com a estrutura de cada município e região. “As vagas têm a ver com disponibilidade de espaço nas escolas estaduais, toda a parte de preparo das diretorias regionais de ensino, então elas variam em função de várias questões e também do interesse da população local”, afirmou.

Como se inscrever

Os Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscrever gratuitamente nos cursos. Não há prova de vestibulinho para essa modalidade.

Para participar, o aluno deve demonstrar interesse no ato da rematrícula da Secretaria de Educação, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site novotec.sp.gov.br

Os alunos da rede estadual, municipal e privada devem se inscrever até o dia 30 de outubro. A preferência pelas vagas será dada aos estudantes que residem mais próximo das unidades escolares que receberão o Novotec Integrado.

 
*matéria cedida pelo Portal LR1

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »