AtaNews Publicidade 728x90
28/10/2020 às 09h38min - Atualizada em 28/10/2020 às 09h38min

Brasileiro toma mais banho? 8 mitos e verdades sobre o tema

Em muitos países, esta não é uma prática diária, portanto, realmente tomamos mais banhos que a média global.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Quantas vezes por dia você costuma ir para debaixo do chuveiro? Se for brasileiro, provavelmente, possui o hábito de tomar banho, pelo menos, uma vez. No entanto, esta não é a regra em muitos países. Ao contrário do que muita gente pensa, isso não tem necessariamente a ver com as temperaturas do local, trata-se de algo cultural mesmo.
 
Você provavelmente já ouviu piadas sobre o assunto, como as que relacionam os europeus a um certo cheirinho desagradável. Será que tudo o que falam por aí é mesmo fato? Confira, a seguir, alguns mitos e verdades sobre o tema.
 

Brasileiros tomam mais banho que a média — VERDADE

Um brasileiro comum toma, em média, doze banhos por semana, o que dá mais de um banho por dia. Levando em conta que, em muitos países, esse não é nem sequer um hábito diário, e a média mundial é de um banho por dia, com certeza, estamos em primeiro lugar no ranking.
 
Além disso, algumas pesquisas mostram que o brasileiro está entre os povos que mais compram produtos de beleza e cosméticos, o que faz com que estejamos no grupo dos mais cheirosos do mundo.
 

Europeus não gostam de tomar banho — DEPENDE

Não podemos dizer que esta seja necessariamente uma verdade, pois, isso depende de cada pessoa. No entanto, é fato que, em muitos lugares, como Espanha, França e Inglaterra, é comum passar mais de um dia sem tomar banho, especialmente, no inverno. Além disso, nesses países, muitas pessoas relatam que não têm o hábito de lavar o cabelo periodicamente, podendo passar até semanas sem fazer isso.
 

Banho quente é melhor que frio — MITO

Apesar de ser mais relaxante, o banho quente pode fazer mal porque retira a barreira protetora da nossa pele e cabelos, fazendo com que eles fiquem ressecados ou oleosos. Por isso, sempre que a temperatura permitir, opte por banhos mais frios ou mornos.
 

Hábito nacional veio dos indígenas — VERDADE

Os indígenas que habitavam o Brasil, antes da chegada dos colonizadores, tinham o hábito de se lavarem todos os dias no final da tarde. Além disso, os constantes banhos de rio já os faziam muito mais higiênicos que os portugueses. Há quem diga que a convivência fez com que os europeus que chegaram aqui
adotassem a ideia.
 

Banho é um costume moderno — MITO

Em documentos de mais de 3000 anos, no Egito, há relatos sobre o hábito de tomar banho. Inclusive, o ato era considerado sagrado, pois era considerado uma forma de purificar o corpo. Por isso, muitos chegavam a tomar vários banhos por dia naquela época.
 

Chineses não tomam banho todos os dias — VERDADE

Além dos europeus, os chineses são famosos por não se preocuparem tanto com essa questão. No país, a média é de um banho a cada dois dias. Há quem diga que eles também não têm o hábito de escovar os dentes após as refeições, como aqui.
 

Quantidade de banhos tem a ver com riqueza do país — MITO

Uma boa rede de abastecimento de água e poder aquisitivo pode até influenciar nas escolhas individuais, mas não tem muita relação com a quantidade de banho que as pessoas tomam por dia.
 
Em muitos países pouco desenvolvidos, toma-se banho várias vezes ao dia, mesmo em locais com dificuldade de acesso à água. Em algumas culturas, as pessoas chegam a tomar banho de balde ou caneca, para gastar menos água, mas fazem isso todos os dias.
 

Pessoas podem tomar menos banho no futuro — VERDADE

Há anos, pesquisadores alertam que o planeta pode estar caminhando para uma grande escassez de água em muitas localidades. Além disso, em todo o mundo, a preocupação ambiental tem feito as pessoas reverem os hábitos. Os banhos podem não deixar de ser diários, mas, com certeza, devem ficar menos demorados.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »