AtaNews Publicidade 728x90
28/10/2020 às 09h29min - Atualizada em 28/10/2020 às 09h29min

De quais maneiras o aumento da concessão de créditos aos aposentados pode movimentar a economia?

Descubra como o aumento dos créditos para os aposentados impacta na economia do Brasil.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Não é segredo que nos últimos tempos a chamada “Reforma da Previdência” causou diversas polêmicas e debates acalorados. O plano, que visava alterar fatores relacionados a aposentadoria, foi aprovado pelo Estado, já estando em vigência na atualidade. Por esse motivo, pesquisas por Bradesco previdência, assim como planos de outros bancos, se tornaram bastante comuns.

Afinal, na atual conjuntura muitas pessoas enxergam a necessidade de buscar por meios alternativos de garantir um fundo para a velhice e assim conseguir se aposentar com tranquilidade.

Com a idade para aposentadoria e o tempo mínimo de trabalho aumentados, ter essa segurança financeira para a terceira idade parece cada vez menos real.

No entanto, vez por outra o governo libera benefícios para os aposentados, fazendo com que o seu poder de compra seja aumentado. O mais recente deles foi um aumento na concessão de créditos, o qual pode ter grande impacto na economia geral do país. Descubra como agora!
 

O que é a concessão de crédito aos aposentados?

Recentemente, uma medida assinada pelo atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, aprovou uma ampliação no limite de concessão de crédito para os aposentados.

O aumento autorizado pelo presidente não se restringe apenas à concessão de crédito, mas também a um acompanhamento das taxas de juros.

Em outras palavras, os aposentados que antes podiam solicitar empréstimos consignados que comprometessem apenas 30% do valor do benefício recebido todos os meses do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), agora podem absorver 35% de seu salário.

Sendo assim, conseguem realizar financiamentos e receber valores maiores, ideal para quem está precisando de um valor para investimento.
 

Como a concessão de crédito interfere na economia?

Com o aumento da concessão de crédito, fica evidente que o poder de compra da parcela de aposentados do país também cresce. Isto é, a população beneficiária do INSS contará com mais dinheiro para realizar as suas compras e investimentos.

Esse ato, por sua vez, representa uma verdadeira injeção na economia, tendo em vista que o valor será aplicado nos mais diversos âmbitos.

Comércio, varejo e mercado de ações são apenas alguns exemplos de ramos que podem contar com um maior lucro nos próximos meses, devido os gastos de quem conseguiu um aumento nos empréstimos.

Sendo assim, a expectativa do Estado com o ato é literalmente uma movimentação na economia do país, fazendo com que ela gire e ocorra uma redistribuição de valores.

No entanto, fica evidente o desafio posterior ao recebimento do dinheiro, tendo em vista que uma parcela a mais do pagamento dos aposentados será destinada para as contas.
 

Impactos negativos da concessão de crédito

Como citamos anteriormente, a concessão de crédito para os aposentados nesse momento é uma injeção na economia do país, fazendo com que ela gire de maneira bem forte. No entanto, é fato que o aumento pode se mostrar um problema a longo prazo pelos mais diversos fatores.

Afinal, a movimentação realizada agora tende a diminuir consideravelmente nos próximos meses. O cálculo é simples: os aposentados receberam o valor para gastar agora, porém, deverão pagar parcelas maiores depois.

Sendo assim, comprarão menos durante o período em que estiverem pagando a conta, fazendo com que a economia fique estagnada mais uma vez.

Além disso, o risco de que pessoas na terceira idade acabem assumindo contas maiores do que podem pagar também é real e palpável.

Afinal, nessa fase da vida onde os imprevistos e problemas de saúde repentinos costumam acontecer frequentemente, uma parcela mensal alta pode significar dificuldades na compra de novos remédios, por exemplo.

Portanto, as consequências da concessão podem se apresentar de diversas maneiras, sendo necessário que a terceira idade se prepare para não ter problemas com o novo benefício.
 

Quem lucra com o aumento na concessão de crédito?

Tendo em vista que a proposta assinada por Jair Bolsonaro visa a movimentação econômica, é evidente que as principais vantagens dessa alteração são direcionadas ao setor financeiro, principalmente as instituições bancárias já tradicionais.

Afinal, a demanda por empréstimos consignados de maior valor irá aumentar, o que é  bacana para as empresas, que obterão o valor com maiores juros depois. Sendo assim, o valor em caixa pode diminuir, porém o retorno posterior é bem interessante.

Nesse cenário, a tendência é que quem ganhe mais com a concessão de crédito são os bancos de menor porte. Isso porque as taxas de juros oferecidas por ele costumam ser menores, atraindo aqueles que precisarão fazer uso do novo limite para empréstimos.

Além disso, vale ressaltar que nesse contexto inicia-se também uma corrida entre as instituições, visando criar melhores propostas para os beneficiários do INSS.

Tanto em relação aos juros totais do valor quanto ao número de parcelas concedidas, quem apresentar as melhores condições ganhará em lucro nos próximos anos.

Sendo assim, é evidente que os aposentados que decidirem fazer uso da nova concessão de crédito devem focar seus esforços em realizar boas pesquisas, visando encontrar um banco que trabalhe de maneira justa, transparente e vantajosa para só então fechar negócio.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »