AtaNews Publicidade 728x90
27/10/2020 às 09h09min - Atualizada em 27/10/2020 às 09h09min

Saúde capilar e dermatologista: qual a relação e recomendações da área

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Muito além da estética, estar atento à saúde capilar é perceber que seu organismo pode estar sinalizando um problema ou algum sintoma de doenças mais graves através da queda ou quebra dos fios, por exemplo.

Por isso, é importante saber e entender os cuidados necessários para manter seu couro cabeludo saudável, e como um dermatologista te auxilia para identificar e tratar diversos desses distúrbios e patologias.
 
Confira neste artigo:

- Quais são os cuidados necessários com a saúde capilar?
- Como o dermatologista pode ajudar nos cuidados capilares?
- Quais são os principais tratamentos capilares com o dermatologista?
- Quando devo procurar o dermatologista?
 
Conheça os principais cuidados para saúde capilar:

Aprenda 7 cuidados básicos do dia a dia que ajudam você a manter e garantir uma saúde capilar:
 
1)Usar a temperatura ideal para lavar os cabelos

Prefira sempre água morna ou fria, pois a água quente abre as cutículas dos fios, ressecando-os, e assim aumentando a produção de óleos no couro cabeludo, caspas e irritações.
 
2)Limpar bem o couro cabeludo e secar

Enxague bem os cabelos, retirando todo o excesso de xampu e condicionador. Além disso, é indicado às vezes fazer um detox capilar: limpeza profunda utilizando argila, carvão ou outros ativos, que ajudam na esfoliação e renovação das células capilares, estimula o crescimento, elimina impurezas e resíduos químicos, entre outros benefícios.

Assim como é importante deixar os cabelos secarem soltos e naturalmente, e nunca deitar ou dormir com eles úmidos.
 
3)Hidratar o cabelo

Utilize máscaras de hidratação com queratina e aminoácidos uma vez por semana para nutrir e aumentar a força e brilho do fios.
 
4)Comprar produtos adequados

Prefira produtos naturais, livres de amônia, sem sal e de pH levemente ácido, além daqueles mais indicados para o seu tipo de cabelo.
 
5)Lavar com xampu e condicionador

Coloque uma quantidade moderada de xampu sobre a palma da mão, espalhe, e aplique somente no couro cabeludo, massageando-o com as pontas dos dedos. Ele ajuda a tirar o suor, oleosidade, descamação das células e a limpar resíduos. Uma lavagem correta, ajuda a evitar dermatite seborreica.

Para o condicionador, aplique somente no comprimento dos fios até as pontas, ele ajuda a reduzir o frizz ao neutralizar as cargas negativas, além de trazer mais maciez, brilho e facilidade ao pentear.
 
6)Proteger seu cabelos da exposição solar e calor excessivo

Os raios UV podem oxidar as moléculas do eixo capilar, fazendo-os ficar quebradiços, ressecados e ásperos, além de pequenas alterações na sua cor para mais amarelada, no caso dos loiros, ou mais avermelhada, nos castanhos, devido à oxidação dos pigmentos de melanina.

Por isso, utilize condicionadores leave-in, produtos com proteção solar e até chapéus ou bonés quando precisar ficar muito tempo exposto ao sol.

Já no caso de aparelhos que emitem calor diretamente nos fios, é recomendado usar um protetor térmico antes e manter uma distância de pelo menos 15 cm do couro cabeludo no caso de secadores, e de chapinhas, 1,5 cm distante da raiz.
 
7)Manter uma alimentação saudável

Ela é o grande segredo para tudo, assim como para manter a beleza dos fios, seu crescimento e nutrir o couro cabeludo. São indicados alimentos ricos em proteínas, minerais e vitaminas do complexo B.

Além disso, evite açúcar, pois ele aumenta a insulina no sangue, o que causa um desequilíbrio hormonal, e atrapalha o funcionamento dos folículos capilares, impedindo a entrega de nutrientes.
 
Relação entre dermatologista e cuidados capilares:

Na dermatologia há especialistas responsáveis por estudar e tratar problemas que envolvem a saúde capilar, tais como queda de cabelo, enfraquecimento dos fios, calvície, inflamações, infecções e doenças como psoríase, dermatite seborreica (caspa), foliculites, entre outras.

A área médica que estuda a estrutura e as disfunções dos cabelos e pelos do corpo humano é a tricologia.

O dermatologista especializado nessa área é capaz de identificar com precisão a causa do problema, através de exames minuciosos que analisam os fios, e assim, indicam o tratamento ideal para cada pessoa.
 
Tratamentos capilares oferecidos por dermatologistas:

Primeiro, o dermatologista realiza a tricoscopia digital, um exame detalhado do cabelo e couro cabelo, feito através de um dermatoscópio digital que permite a visualização ampliada e análise da composição e saúde capilar de todas as estruturas que formam os fios.

Após dessa análise alguns tratamentos capilares  são indicados, como:
 
Tratamento capilar por Microagulhamento com Drug Delivery

Realizado para perda de cabelo que resulta na calvície, trata-se de uma técnica que, através de um dispositivo composto por microagulhas, efetua microperfurações no couro cabeludo, permitindo a penetração de ativos e medicamentos para estimular a produção de novas fibras de colágeno e elastina, fazendo os folículos pilosos crescerem de forma mais saudável e eficaz.
 
Tratamento capilar por Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)

Método utilizado para tratamento de calvície e outras doenças capilares, no qual também são aplicadas sustâncias que aumentam o processo de regeneração e estimulam o crescimento capilar através de microagulhas vibratórias que penetram na pele, causando pequenas lesões no couro cabeludo, que também aumentam a circulação sanguínea local.
 
Tratamento capilar por Intradermoterapia

Assim como as anteriores, consiste na aplicação de ativos, vitaminas e medicamentos específicos por microagulhas que amenizam a queda de cabelos, estimulam a nutrição e crescimento de novos fios. Além de ajudar na revitalização, aumentando a espessura e volume do cabelo.
 
Tratamento capilar por Multiwaves

É um aparelho de fotobioestimulação que atua na reestruturação das funções das células-tronco do bulbo capilar, indicado para tratar, além de quedas de cabelo (alopecias), dermatites, psoríase, como para terapia fotodinâmica em lesões pré-malignas e como efeito anti-inflamatório no pós-operatório do transplante capilar.
 
Tratamento capilar com Low Light Laser Therapy

É um laser de diodo que atua promovendo a vasodilatação e o aumento do fluxo de oxigênio e nutrientes ao bulbo capilar, ativando e prologando a fase de crescimento, além de possuir efeito antioxidante e anti-inflamatório.
 
Tratamento capilar por Vacuoterapia

É um método que, por meio da sucção, auxilia no retardamento da calvície, estímulo à vasodilatação, desobstrução do bulbo capilar e desincrustação (processo que retira o excesso de secreção sebácea e sujeiras do couro cabeludo).

Indicado para tratamento de dermatite seborreica (caspa) e oleosidade.
 
Hora de se consultar com o dermatologista:     
    

Você não precisa, e nem deve, esperar o agravamento de qualquer problema para procurar um dermatologista.

Assim, ao notar um aumento de quedas ou enfraquecimento dos fios, dores, feridas ou coceiras no couro cabeludo, caspas, ou excesso de oleosidade, é indício de que a sua saúde capilar não está boa, e é hora de se consultar com um profissional para iniciar o tratamento, particular ou por convênio dermatológico,  mais adequado e solucionar o problema a tempo.

Lembrando que além da saúde dos cabelos, o dermatologista também cuida de diversas patologias relacionadas à pele como sudorese, excesso de acnes ou cravos, manchas ou pintas suspeitas, estrias, celulite, rugas, flacidez, micoses, infecções, inflamações, alergias, problemas ou alterações nas unhas, pelos, axilas, pés, além de ser o profissional ideal para indicar ou realizar alguns procedimentos estéticos
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »