27/10/2020 às 08h52min - Atualizada em 27/10/2020 às 08h52min

“Anatomy Day”: colaboradores do Unisalesiano visitam Laboratório de Anatomia

Portal LR1
DESTAQUE - Junto com as peças à mostra, foram expostas curiosidades sobre o funcionamento do corpo humano. ( Foto: Reprodução LR1)
O Unisalesiano promoveu o “Anatomy Day”, um dia voltado ao conhecimento das peças anatômicas do Laboratório de Anatomia Humana da Instituição. Em alusão ao Halloween, comemorado no mês de Outubro, a coordenadora do Laboratório e docente da Disciplina de Anatomia, professora Simone Galbiati Terçariol, enfeitou o ambiente com o tema, transformando-o em um espaço lúdico.

A exposição aconteceu nessa segunda-feira (26), no Bloco C do Unisalesiano, com o objetivo de mostrar aos colaboradores da instituição a importância das atividades desenvolvidas no Laboratório, além de esclarecer as dúvidas sobre funcionamento do corpo humano. “O nosso corpo é fantástico, é perfeito e muitos não o conhecem. Por isso, essa exposição é importante, para mostrar a necessidade do cuidado com o corpo, melhorando assim nossa qualidade de vida”, afirmou Simone.

Ela contou que a ideia partiu após as funcionárias do Setor de Limpeza questionarem as profissionais que atuam no Laboratório de Anatomia, toda vez que entravam para limpar o ambiente, sobre as funções das peças existentes no local. “Muitas delas vêm e nos perguntam, têm curiosidade e medo, ao mesmo tempo. Então, decidimos abrir o espaço num período em alusão ao Hallowen, para torná-lo mais atrativo, mais leve”, explicou Simone.

A exposição foi organizada da seguinte forma: na entrada do Laboratório foi colocado um dispenser de álcool gel e a frase: “Tem um lado seu que ninguém conhece, o de dentro”, pendurada em um esqueleto com chapéu de bruxa. Nas mesas, no sentido anti-horário, as peças ficaram expostas de forma sequenciada, desde o processo embrionário até as patologias, incluindo a Plataforma 3D, com os batimentos cardíacos.

Junto com as peças à mostra, foram expostas curiosidades sobre o funcionamento do corpo humano como, por exemplo, o menor osso, que é do ouvido, e o maior, que é o fêmur. Todas as dúvidas e demonstrações foram feitas por Simone e pela auxiliar de laboratório, Joelma Cícera.

A auxiliar administrativo, Edwânia Fiumari de Sá, visitou pela primeira vez o Laboratório de Anatomia e disse ter ficado impressionada com as imagens que viu. “Foi novidade para mim conhecer por dentro as partes do nosso corpo, desde o nascimento até a morte”, disse.

Já a auxiliar de limpeza, Iracy dos Santos, achou bacana a iniciativa da Coordenação do Laboratório de Anatomia, já que muitos não sabem como é o funcionamento interno do organismo. “Vou transmitir os conhecimento que tive aos meus familiares”, contou.

Por sua vez, o Técnico de Segurança do Trabalho, Nivaldo Luna, disse que conhecer o Laboratório de Anatomia foi um aprendizado enriquecedor. “Deus fez nosso corpo tão perfeito”, comentou.

Por fim, Simone afirmou que o evento superou as expectativas. “Todos que visitaram o Laboratório de Anatomia Humana ficaram admirados com o funcionamento do corpo. Ficamos felizes com o resultado”, concluiu a docente.

 
*matéria cedida pelo Portal LR1
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »