AtaNews Publicidade 728x90
23/10/2020 às 11h02min - Atualizada em 23/10/2020 às 11h02min

WhatsApp avisará usuários quando uma conversa não estiver criptografada

Utilizadores que conversarem com contas comerciais que armazenam suas informações em servidores externos receberão o aviso

Olhar Digital
Foto: Divulgação
Na última semana, o WhatsApp revelou seus planos para os usuários da versão Business do serviço. Dentre as novidades, está a possibilidade de permitir que um cliente compre um produto diretamente pelo mensageiro. No entanto, uma funcionalidade de segurança importante passou despercebida durante os anúncios – não sendo citada nem no comunicado oficial revelado pela plataforma.

Trata-se de um aviso indicando que a conversa não apresenta a criptografia de ponta-a-ponta - que se tornou uma funcionalidade padrão do mensageiro desde que foi implementada - e que as mensagens estão armazenadas em outro lugar que não seja o servidor do WhatsApp. A revelação foi feita por Matt Idema, diretor de operações do aplicativo.

Esse aviso será exibido caso a empresa opte por utilizar o novo serviço de hospedagem gratuito que deve ser disponibilizado pela empresa para os clientes Business. Com isso, os usuários serão notificados caso conversem com uma conta que armazena históricos das conversas em outro lugar, fora dos servidores do WhatsApp.

Estima-se que, até então, mais de 175 milhões de pessoas interajam com perfis de empresas a cada dia no mensageiro. Durante esses contatos, a maioria das mensagens são criptografadas por padrão. No entanto, algumas companhias já utilizam ferramentas para gerenciamento desses perfis comerciais – mesmo que isso signifique sacrificar parte da segurança oferecida pelo aplicativo.

Mesmo assim, Idema reitera que, mesmo com as empresas aderindo ao novo serviço de hospedagem, os dados armazenados em seus servidores não serão usados para outros fins comerciais.

Entrada de participantes em videochamadas

Em tempos de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, todo mundo já passou por uma situação parecida com essa: perdeu uma chamada em grupo no WhatsApp e, para poder entrar durante a videoconferência, teve que pedir para algum participante convocá-lo ou até ter que reiniciar a reunião para todos.

Como é na dificuldade que nasce a solução, o app testa uma correção para isso. De acordo com o site WABetaInfo, o WhatsApp incluiu na sua versão 2.20.203.3, disponível no Programa Beta do Google Play, um novo recurso que permite ao usuário entrar em chamadas em grupo durante a reunião.

Se você perder a ligação, basta entrar na videoconferência na próxima vez que abrir o aplicativo - se a chamada ainda não tiver sido encerrada. A possibilidade de se juntar às chamadas em andamento ainda não está disponível – mas pré-visualizações do recurso podem ser acessadas e a novidade pode vir em uma atualização futura.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »