AtaNews Publicidade 728x90
23/10/2020 às 10h36min - Atualizada em 23/10/2020 às 10h36min

A importância do descanso para uma boa produtividade

Pausas durante o expediente ajudam a manter o foco, revitalizam a criatividade e impedem que funcionários sofram com a exaustão mental.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Hoje, zelar pelos colaboradores de uma empresa não se resume, apenas, a proporcionar um ambiente de trabalho agradável e bem equipado. Desse modo, prezar pelo conforto dos funcionários é fundamental para maximizar a eficiência de um negócio, incluindo proporcionar uma boa rotina profissional, que não seja estressante e não deixe os empregados exaustos.
 
Nos últimos anos, estudos mostram que uma das maneiras de obter mais produtividade, preservando a saúde do trabalhador, é permitir e incentivar momentos de descanso, ou seja, pequenas pausas, espalhadas ao longo do expediente, para que ele possa relaxar e recuperar as suas forças, físicas e mentais.
 
Neste texto, entenda melhor qual é a relação entre descanso e produtividade, além dos benefícios que os intervalos proporcionam no dia a dia do empregado.
 

Benefícios do descanso

Engana-se quem pensa que uma maior efetividade e produtividade na empresa só pode ser alcançada com horas ininterruptas de trabalho. O bom rendimento do profissional também está ligado aos momentos em que ele não está trabalhando, seja em pequenos intervalos ou na hora do almoço.
 
Cientificamente, está comprovado que os períodos de descanso mental são benéficos para o rendimento do funcionário. Ao contrário do que se pode pensar, ele não reduz sua atividade quando descansa. Esses momentos servem para ele revitalizar a mente, recuperando a capacidade de atenção e memória.
 
A mente que está descansada também tem mais facilidade para focar no desempenho de uma tarefa, o que melhora a eficiência do trabalho. Caso a pessoa esteja com algum inconveniente, ocupando a sua mente, o descanso permite que ela possa resolvê-lo e se concentrar no trabalho depois, sem distrações.
 
Outra vantagem desses momentos de descanso é o estímulo da criatividade. Muitas vezes, o funcionário tem sua capacidade de raciocínio reduzida por causa do cansaço de se concentrar em determinada tarefa por muito tempo. Ao fazer um descanso, ele consegue recuperar a disposição e reorganizar suas ideias.
 
Isso permite que ele tenha novas perspectivas para encarar a sua tarefa, refletindo e encontrando novas soluções para os problemas. Todo o lado criativo é beneficiado por essas pausas, com os funcionários apresentando melhores resultados no desempenho de suas funções.
 
Assim como é o caso das atividades físicas, o descanso mental é fundamental para evitar o cansaço e o desgaste extremo. Um funcionário que esteja esgotado mentalmente pode ter bloqueios criativos, que atrapalham o seu raciocínio. Isso sem contar os distúrbios psicológicos causados pela pressão do trabalho, como ansiedade e depressão.
 
Inclusive, o cansaço mental pode causar sintomas físicos. É comum que as pessoas que estejam com esse quadro tenham fadiga ocular, dor de cabeça e nas costas, nódulos de tensão no pescoço e lesões por esforço repetitivo.
 

Organização de pausas

Assim, fica claro que as pausas são importantes não apenas para melhorar a produtividade do funcionário, como também preservar a saúde dele. Desse modo, é fundamental criar um hábito e um sistema para intervalos durante o expediente.
 
A recomendação é que, a cada 1 hora de trabalho, você faça um intervalo entre 5 e 10 minutos. Para ajudá-lo, uma boa dica é programar alarmes no seu celular para lembrá-lo de descansar por um tempo. Se possível, separe um cantinho em que você possa alongar o corpo e respirar profundamente.
 
Caso esteja trabalhando na empresa, combine com um colega para conversarem um pouco sobre outros assuntos, não ligados ao trabalho, sem ser pelo uso de celular. O intervalo também pode ser usado para você fazer um lanche saudável, comendo uma fruta, por exemplo, para repor as energias.
 
Agora, se você está trabalhando em casa, existem outras boas formas de descansar brevemente. Você pode combinar com quem mora com você para trocarem pequenas sessões de massagem, para relaxar. Outra boa alternativa é brincar um pouco com o seu bicho de estimação.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »