AtaNews Publicidade 728x90
23/10/2020 às 10h25min - Atualizada em 23/10/2020 às 10h25min

Box Braids: Como cuidar do cabelo depois das tranças sintéticas?

É possível manter o cabelo saudável depois das box braids; confira as dicas

Beleza extraordinária
Depois das box braids, é normal que o cabelo esteja mais ressecado - Foto: Instagram @freshlengths
As box braids voltaram com tudo. Cada vez mais mulheres estão aderindo ao estilo, especialmente as cacheadas e crespas em transição capilar. No entanto, muitas se preocupam com como vai ficar a saúde dos fios e surge a dúvida: como cuidar dos cabelos depois das tranças sintéticas?

Muitas adeptas da trança box braids temem que o alongamento sintético danifique os fios naturais. A preocupação tem fundamento, mas com os cuidados adequados é possível evitar esse tipo de problema. Aqui embaixo, nós listamos seis dicas que vão garantir a saúde do seu cabelo depois das tranças - dá uma olhada!

EVITE PUXAR O SEU CABELO AO RETIRAR AS BOX BRAIDS
De fato, tirar as tranças box braids é um processo demorado e quanto mais longo for o seu cabelo e as tranças colocadas, mais tempo vai levar. Porém, é fundamental ser paciente e gentil com seus fios na hora de voltar aos visual comum.

Por isso, faça movimentos delicados na hora de tirar os fios sintéticos que estão presos à sua raiz. Evite puxar com força para que o cabelo não crie nós ou embarace. Além disso, depois da retirada, não penteie as madeixas secas para evitar a quebra: essa é a hora dos cuidados começarem!

USE UM SHAMPOO HIDRATANTE PARA LAVAR OS CABELOS
Depois de um tempo usando as box braids e apenas lavando os fios com shampoo, é comum que, ao retirar, você dê de cara com um cabelo ressecado. Para os cabelos cacheados e crespos, essa questão é um problema ainda maior, já que ele els são naturalmente mais secos nas pontas.  

Por isso, as suas primeira lavagem depois de tirar as tranças sintéticas devem ser feitas com um shampoo hidratante, que trate os fios enquanto faz a limpeza. Procure por verrsões do produto que são potencializadas com óleos nutritivos e vão trabalhar para que os fios fiquem macios e brilhosos com o tempo. 

INVISTA NA NUTRIÇÃO CAPILAR PARA RECUPERAR OS FIOS DEPOIS DAS BOX BRAIDS
Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor forma de combater o ressecamento dos cabelos cacheados e crespos depois das box braids é a nutrição. Depois de tanto tempo sem receber nenhum tipo de cuidado profundo, o seu fio precisa da reposição de lipídeos e nutrientes necessários para espantar o efeito espigado e garantir brilho, maciez e definição aos fios. 

Para isso, você pode fazer a umectação com um óleo vegetal ou apostar em cremes de tratamento profundo que tenham esse tipo de ingrediente como principais. Se preferir a umectação, você pode escolher entre fazer antes da lavagem, como pré shampoo, ou durante a noite, para um efeito ainda mais profundo e duradouro. 

A HIDRATAÇÃO TAMBÉM É NECESSÁRIA PARA CUIDAR DAS MADEIXAS DEPOIS DAS BOX BRAIDS
Mesmo que você se dedique à nutrição com creme ou fazendo a umectação, seu cabelo também vai precisar de reposição de água por algum tempo depois da retirada ads tranças. Essa etapa do cronograma capilar - que pode ser uma ótima opção para esse momento - combate o frizz, potencializa o efeito da nutrição contra o ressecamento e ainda ajuda na definição das madeixas. 

Para isso, você vai precisar usar um creme de hidratação específico para cabelos cacheados. Você pode fazer as hidratações rápidas de banho depois de todas as lavagens ou investir no cuidado mais profundo, deixando o produto agir por 20 a 30 minutos e usando uma touca térmica. 

Invista em nutrições e hidratações para recuperar o cabelo depois das box braids (Foto: Instagram @tylauren)

Invista em nutrições e hidratações para recuperar o cabelo depois das box braids (Foto: Instagram @tylauren)



NÃO SE ASSUSTE AO DESEMBARAÇAR OS CABELOS DEPOIS DAS BOX BRAIDS
Durante a retirada dos apliques, na primeira lavagem e na finalização depois das box braids é comum que você perceba uma grande quantidade de fios saindo no pente ou nos dedos, mas não precisa se assustar: isso é normal e não significa que o seu cabelo está caindo. Acontece que, de uma forma geral, uma pessoa perde 100 fios de cabelos todos os dias. Como seu cabelo ficou um bom tempo protegido pelas tranças, esses fios que deveriam ter caído ficaram presos ali e foram acumulando até a hora a retirada. Nas próximas lavagens, essa diferença certamente vai voltar ao normal. 

MANTENHA OS CUIDADOS COM OS CABELOS NAS SEMANAS APÓS A RETIRADA DAS BOX BRAIDS
A manutenção dos cuidados com os cabelos é fundamental em qualquer situação. Mas depois de um período usando trança box braids, o tratamento no dia a dia é mais necessário ainda, especialmente para cabelos crespos e cacheados que estiverem passando pela transição capilar. 

Por isso, o ideal é investir no cronograma capilar, que intercala hidratações, nutrições e reconstruções para devolver aos seus fios tudo o que eles precisam para permanecerem saudáveis.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »