22/10/2020 às 10h34min - Atualizada em 22/10/2020 às 10h34min

Inscrições abertas para Oficina de Comunicação coordenada pela jornalista Luciana Gandelini

Oficina propõe pensar a Comunicação como um dispositivo criativo, inspirando experiências que podem conectar um projeto cultural ao seu público alvo e engajá-lo, visando sua continuidade e o empoderamento das pessoas que atuam nele.

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Jornalista Luciana Gandelini. ( Foto: Stephani Mota)
Oficina busca inspirar comunicadores da cultura a repensar a forma como se conectam com o público
 
Se a divulgação de um projeto cultural já era algo importante, diante do contexto da COVID-19 pensar estrategicamente a comunicação se tornou essencial. Com a necessidade do distanciamento físico, a Comunicação dos projetos culturais vem se apresentando como uma alternativa para criar experiências interessantes com o público, engajando-o e atuando em prol de sua continuidade.
 
Pensando na Comunicação como um dispositivo criativo dentro de um projeto cultural e como uma ferramenta para empoderar as pessoas que atuam nele, nos dias 09 e 11 de Novembro de 2020, das 14h00 às 16h00, através da Plataforma Zoom, a jornalista e consultora de comunicação Luciana Gandelini ministrará uma Oficina de Comunicação Criativa.
 
Para participar é necessário se inscrever até o dia 25 de outubro de 2020 através do link: https://forms.gle/arfQSzhaGZkYnVZH8.
 
Direcionada a pessoas que atuam no setor cultural, a oficina proporcionará uma jornada interessante de aprendizado online inspirando os participantes a se entenderem capazes de criar caminhos únicos de conexão com atitude e personalidade, desenvolvendo estratégias próprias.
 
"A ideia é que os participantes sejam provocados a sair dos padrões, para buscar formas criativas e pessoais de criar laços com o público. Uma Comunicação que transpasse o óbvio e que permita ao participante encontrar e compartilhar as peculiaridades do seu projeto, visando sua continuidade, independente do formato e linguagem", explica Luciana Gandelini, que atua como Jornalista, Produtora Cultural, Assessora de Imprensa e Consultora em Comunicação.
 
Através da troca de informações e do compartilhamento de um cardápio de ferramentas práticas, que possibilitem aproximar públicos e cultura, a ação busca contribuir com o fortalecimento de atuações criativas em nossa sociedade, ampliando suas possibilidades de conexão.
 
"A ação será uma espécie de disparador de provocações para que cada participante, independente da função que exerce dentro de um projeto cultural, se sinta apto a desbravar o universo da comunicação, colhendo os frutos que podem surgir a partir disso", comenta Luciana Gandelini.
 
Com seu trabalho, Luciana Gandelini busca inspirar o uso da Comunicação como uma ferramenta criativa que contribua para a sustentabilidade de ações e projetos no setor cultural. Em sua trajetória já atuou na comunicação de projetos reconhecidos pelos Prêmios Shell, APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Antigo Prêmio FEMSA), e com importantes nomes da cultura, como: Marcelo Yuka (O Rappa), Circo Zanni, Associação Cultural Casa das Caldeiras, Trupe DuNavô, Estudo de Cena, Grupo Zumb.boys, Rainhas do Radiador, Circo di SóLadies, Grupo Esparrama, Organização Palhaços Sem Fronteiras, Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Companhia Antropofágica, Instituto Eslipa - Escola Livre de Palhaços do Rio de Janeiro, Teatro Popular União e Olho Vivo, Cia Artinerant's, Cia Mundu Rodá, Recicla Filmes, Grupo Pandora de Teatro, Companhia dos Solilóquios, Julio LeãoPalco Giratório (SESC), Companhia do Miolo, entre outros. Em 2020 foi idealizadora do projeto Manifesta Arte em Rede, maratona cultural que reuniu cerca de 250 artistas do circo, dança, teatro, música, cultura popular, literatura, fotografia, cinema, artes plásticas, entre outros, disponibilizando gratuitamente seus conteúdos artísticos para arrecadar fundos para organizações que atuam com pessoas em situação de rua, indígenas e famílias de baixa renda de Heliópolis, durante a pandemia do COVID-19.
 
Oficina de Comunicação Criativa é uma atividade realizada pelo Programa Oficinas Culturais - Formação para o Interior, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.
 
 
Oficina de Comunicação Criativa
 
Oficina busca capacitar e empoderar artistas enxergando a comunicação como um caminho para fortalecer o setor cultural como um todo
Coordenação: Luciana Gandelini - Jornalista, Produtora Cultural, Assessora de Imprensa e Consultora em Comunicação.
Quando: 09 e 11 de novembro de 2020
Inscrições: 13 a 25 de outubro de 2020
30 Vagas - Grátis
Plataforma: Zoom
Público-alvo: criadores, produtores e comunicadores em projetos culturais, funcionários de equipamentos culturais, artistas, educadores, programadores e estudantes.
 
 
SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
 
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
 
SOBRE A POIESIS
 
A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere
programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados
para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o
propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação
artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »