AtaNews Publicidade 728x90
22/10/2020 às 10h23min - Atualizada em 22/10/2020 às 10h23min

Quais são os alimentos permitidos na dieta low carb?

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A cada ciclo novas sugestões nutricionais surgem para que as pessoas consigam perder peso e alcançar um determinado padrão de beleza ou mesmo ficar de bem com o seu corpo e a sua saúde.

A dieta do momento ou mesmo aquela cirurgia bariátrica feita por um famoso é sempre motivo de muito alvoroço nas redes sociais, nos grupos de WhatsApp e até nas academias de todo o país.

Nos últimos meses, o assunto que mais ganhou destaque foi a dieta low carb, uma alteração na ingestão de alimentos que ajuda no emagrecimento ao priorizar carnes, frutas menos doces e evitar qualquer ingrediente industrializado.

Em tempos de quarentena, em que a alimentação é maior em casa e a prática de exercícios físicos foi reduzida, faz total sentido ter essa atenção com a balança. Porém, é sempre recomendável que você busque uma orientação com um profissional da área de nutrição, pois ele vai avaliar o seu biotipo, seu histórico de vida e objetivos para estabelecer uma dieta saudável, preservando sempre a sua qualidade de vida.

O que é low carb?

Diversos estudos colocam os carboidratos como os responsáveis pelo ganho de peso. Por causa disso surgiram as dietas que restringem este ingrediente do cardápio, popularmente conhecidas como low carb (baixo teor de carboidratos).

"Hoje existem vários padrões de dieta com restrição de carboidrato. Embora heterogêneas, são boas para uma perda rápida de peso, mas difíceis de manter em longo prazo", é o que alerta a endocrinologista Maria Edna de Melo, diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), em entrevista ao site Uol.

Neste tipo de recomendação, elimina-se todo o carboidrato refinado, substituindo-o por ingredientes integrais. O indivíduo também deve parar de consumir refrigerantes, massas brancas, doces e alimentos processados.

Leia também: Descubra os benefícios da vitamina D3

Quais são os alimentos considerados low carb?
Se você ouviu falar dessa dieta ou mesmo já passa por um acompanhamento com um nutricionista, abaixo vou apresentar alguns dos alimentos que podem ser consumidos tranquilamente sem prejudicar seus objetivos.

Contudo, meu conselho é sempre fazer uma dieta com algumas atividades físicas, ajudando o corpo a queimar a gordura acumulada, o que vai fazer com que a redução de peso seja saudável e também mais acelerada.

Abaixo você encontra alguns alimentos considerados low carb:
 
  • Abacate
  • Abóbora
  • Amêndoas
  • Azeite
  • Azeitona
  • Batata-doce
  • Café (sem açúcar)
  • Carnes magras
  • Chocolate (acima de 70% de cacau)
  • Creme de leite
  • Gim tônica
  • Inhame
  • Morango
  • Shitake

Essas apenas são apenas algumas referências, o acompanhamento com um profissional da área de alimentação vai te possibilitar ter cardápios apropriados de acordo com a sua necessidade e estilo de vida.

Por exemplo, um atleta que queira fazer a dieta low carb vai ter uma ingestão de alimentos diferente do que uma pessoa de meia idade que trabalha habitualmente em escritórios.

Diante disso, nada de copiar aquele procedimento que o nutricionista recomendou para uma amiga ou conhecida.

Mude seu padrão alimentar
As dietas são sempre feitas com base na restrição de alguma alimentação e podem funcionar no curto prazo, mas eu te desafio a pensar na sua saúde de uma forma geral.

Quando você faz restrição, aumenta a chance de ter compulsão por aquele item que foi abandonado. Isso acontece com pizza, com doces, com chocolate, com churrasco ...

Ou seja, você pode fazer a dieta low carb por um curto período e depois balancear a sua alimentação, dando preferência aos ingredientes mais naturais e reduzindo o consumo de tudo que não faz bem ao seu organismo.

Perceba que a orientação não é para anular esse consumo, mas sim passar a ter uma ingestão mais consciente. Se você gosta de pizza e sabe que o exagero não é bom, não vá a um rodízio, mas não se prive de comer uma ou duas fatias por mês.

A alimentação deve ser algo prazeroso em sua vida e não um momento de sofrimento e lamentações.

Reduza também o consumo de gordura e sódio e, sempre que possível, dê preferência a uma alimentação mais natural e balanceada. Seu organismo agradece!
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »