AtaNews Publicidade 728x90
21/10/2020 às 08h20min - Atualizada em 21/10/2020 às 08h20min

ONG quer que candidatos de Araçatuba se comprometam com causas ambientais

Portal LR1
Clube da Árvore recomenda que não haja zoológico em Araçatuba. ( Foto: portal LR1)
O Clube da Árvore de Araçatuba abriu inscrições para os candidatos a prefeito da cidade assinarem uma carta de compromisso com a ONG, organização não governamental. Na carta, os integrantes pedem para que não seja constituído novamente um zoológico em Araçatuba e pede providências pelo fim das invasões e incêndio na Mata do Country Clube.

A ONG quer assinar a partir de hoje até sexta-feira este compromisso com todos os candidatos para que, quem for eleito, ouça as sugestões do órgão para políticas públicas relacionadas à questão do meio-ambiente.

Entre outras sugestões, o Clube da Árvore pede uma maior atenção para a educação ambiental junto às crianças, com a promoção de mais visitações de alunos da rede municipal aos parques municipais e outras áreas com monitoramento apropriado.

Outra intenção da organização é que a nova administração faça um Plano municipal de conservação e recuperação da Mata Atlântica, elaborando ações preventivas e utilização sustentável da vegetação.

Zoológico

Quanto ao zoológico, a sugestão da ONG é para que os candidatos que projeto de reativação do zoológico não o façam ou, se fizerem, que seja em um local afastado da área urbana. Segundo a direção da organização não-governamental, o ideal é a adoção do sistema Cetras, que é um centro de tratamento, triagem e reabilitação de animais silvestres, para que seja feita a recuperação de animais que estejam machucados para posterior soltura em seus habitats. Caso estejam muito feridos, a orientação da ONG é para mantê-los isolados, porém não em jaulas.

O Clube da Árvore, porém, dá a opção também para a reativação do zoológico, mas em local diferente de onde funcionou por muito tempo em Araçatuba, no bairro Dona Amélia, mas sim em um local afastado da zona urbana, já que a movimentação da cidade causa stress nos animais silvestres. Por fim, há ainda a sugestão da montagem de um horto florestal no atual espaço do zoológico, com a realização de atividades sociais de estudos e lazer.

Mata do Country

Outra sugestão da organização não governamental é a de contatar a administração de Birigui para resolução do impasse sobre a degradação da Mata do antigo Country Clube, que tem parte de sua área no município vizinho a Araçatuba. O espaço tem sido alvo de incêndios e invasões nos últimos anos.

O último incêndio ocorrido no local foi no dia 29 de agosto deste ano. Na oportunidade a fumaça chegou até bem próxima da rodovia Teotônio Vilela e atrapalhou motoristas que passavam pela pista nos dois sentidos entre Araçatuba e Birigui.

O local serve de moradia para várias espécies de animais silvestres e sua vegetação é formada por mata atlântica e cerrado. No ano passado, na mesma época, outro incêndio já havia atingido o espaço.

Para o Clube da Árvore, o poder público tem responsabilidade sobre a área, apesar da mata intermitente ser de propriedade particular. Em caso de perda deste ecossistema, a sugestão da ONG é para que seja feita compensação ambiental com plantio de árvores em outra área na zona rural com o objetivo de compor outra mata nativa.

As assinaturas com os candidatos interessados acontecerá no período da manhã entre hoje e sexta-feira, na sede do Clube da Árvore, na rua Dona Amélia, 574, no bairro Dona Amélia. 

 
*matéria cedida pelo Portal LR1
 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »