AtaNews Publicidade 728x90
16/10/2020 às 14h45min - Atualizada em 16/10/2020 às 14h45min

Chrome ganha mais um recurso para economizar memória

Mudança pode beneficiar os usuários que usam múltiplos perfis no navegador, mas ainda não está disponível ao público geral

Olhar Digital
Já faz algum tempo que o Google Chrome tem o suporte a múltiplos perfis, permitindo que cada usuário em uma máquina tenha o seu próprio conjunto de extensões, marcadores e preferências, ou que um único usuário mantenha perfis para uso pessoal e profissional, por exemplo. Se você usa este recurso, temos uma boa notícia: o Google está implementando uma mudança que promete reduzir o consumo de memória do navegador.

A mudança consiste na forma como o Chrome gerencia a memória alocada para cada perfil. Imagine que você está navegando em um perfil A, e alterna para B. Apesar de não estar em uso, o perfil A continua consumindo memória do sistema e recursos, mesmo que todas as abas de sua sessão sejam fechadas.

Isso porque o Chrome apenas "destrói", ou seja, descarta completamente a memória usada por um perfil, quando o navegador inteiro fecha. O novo recurso faz com que o Chrome passe a descartar essa memória quando a última aba ou janela do perfil for fechada.

Por enquanto o recurso só está disponível no Chrome 88 Canary, versão em desenvolvimento do navegador (a estável, usada pela maioria dos usuários, é a 86). Para ativá-lo o usuário precisa digitar chrome://flags na barra de endereços, e ativar a opção "Destroy profile on browser close" (Destruir perfil ao fechar o navegador).

A luta para reduzir o consumo de memória do Chrome é antiga. Recentemente a equipe de desenvolvimento implementou suporte a um recurso do Windows chamado SegmentHeap que, segundo engenheiros da Microsoft que trabalham no rival Edge, pode reduzir o uso de memória em até 27% em alguns casos. No momento a mudança só está disponível no Chrome Canary.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »