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14/10/2020 às 14h28min - Atualizada em 14/10/2020 às 14h28min

7 dicas para preparar seu estoque para Black Friday

Saiba os produtos mais procurados e como se preparar para novembro

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Mesmo com pandemia, a Black Friday desse ano vai acontecer no dia 27 de novembro, mas de uma forma adaptada para o momento em que estamos vivendo.

 

Nos últimos cinco meses, o mundo vem enfrentando um desafio contra a doença, e consequentemente todas as empresas tiveram que se adequar para os acontecimentos.

 

A Black Friday é o dia em que grande parte das empresas liberam descontos incríveis em seus produtos para os clientes, e esse ano está sendo muito aguardado. 

 

Mesmo com a crise econômica afetando nosso país, diversos estabelecimentos estão confiantes que a última sexta-feira de novembro será um sucesso dentro das medidas de proteção.

 

O objetivo deles é driblar os impactos negativos que a pandemia desses últimos meses trouxe para as vendas.

 

Segundo a empresa de tecnologia global Criteo, durante esses meses os consumidores começaram a mudar seus hábitos de compras presenciais para as compras virtuais.

 

De acordo com essa pesquisa mundial feita pela Criteo, o aumento de compras pelo e-commerce entre as duas primeiras semanas de junho foi de 17%, comparado com o mês de fevereiro.

 

Muitos consumidores também começaram a comprar também por aplicativos direto das lojas, que contam com alguns descontos já.

 

Porém, logo no início do distanciamento social, muitos consumidores não fizeram compras nem online, uma vez que não estavam acostumados e as desconfianças com o e-commerce sempre estiveram presentes.

 

O momento da Black Friday chegar está sendo aguardado com muita ansiedade, uma vez que muitos dos consumidores criaram confiança nas plataformas online.

 

Claro que a expectativa dos empreendedores é alta, mas comparando com o ano passado, este ano os lucros podem ser muito abaixo, pois as lojas físicas não podem gerar aglomeração ainda.

 

Mas ainda assim é esperado que a busca por produtos de menor valor sejam os mais procurados e vendidos.

Produtos tendência no mercado

Durante o ano de 2020, muitas categorias de produtos subiram em questão de procura. Conforme os entrevistados para a pesquisa citada acima, muitas pessoas começaram a investir em produtos de cozinha, roupas e dispositivos eletrônicos, que nessa pandemia tiveram um aumento de quase 500%.

 

Os smartphones também não ficaram para trás nessa corrida, já que a pesquisa mostra que o aumento de vendas foi aproximadamente 248% só durante o distanciamento social.

 

De acordo com a Globo, esses produtos também se mantém em alta no Brasil, e a tendência de busca para a Black Friday não é muito diferente. 

 

O que mais se espera ser procurado em novembro são os acessórios, entre bolsas e óculos, que estão entre os primeiros da fila.

 

Os entrevistados contam que estão esperando o momento dos maiores descontos para comprarem outros celulares e até mesmo câmeras.

 

A seguir vamos dar dicas, não somente para consumidores mas para os micro e pequenos empreendedores, de como preparar o seu estoque para a tão aguardada Black Friday.

1- Se preparar

Quando se está marcado algo que pode afetar sua vida financeira, é necessário tomar cuidado e saber estudar as economias.

 

Alguns consumidores aproveitam o mês de outubro para economizar o que não é tão necessário

 

É importante também procurar não ir de cabeça. Um bom planejamento do que irá comprar pode ajudar a não cometer mais gastos do que pode. Defina o seu orçamento antes de qualquer coisa.

 

Para os empreendedores, este é o momento de se preparar para conhecer novos clientes e estocar os produtos que vão entrar em desconto.

 

Faça uma análise também para saber quais produtos valem mais a pena colocar em promoção também. 

2- Pesquise e compare preços

Pesquisar os preços em diversas lojas do mesmo produto pode ser uma ótima jogada. Às vezes o mesmo produto sairá muito mais barato em uma loja que não é sua favorita.

 

Até mesmo para os micro e pequenos empreendedores é necessária uma pesquisa de preço para comparar com os concorrentes. Analise se o produto que está oferecendo terá um preço justo para sua empresa e para seu cliente.

3- Pesquise a loja

Como as compras online estarão em alta este ano, é necessário buscar empresas confiáveis, que te deem todo o auxílio e atendimento.

 

Ainda mais nesse momento, é muito comum ver pessoas caindo em ciladas online, por isso, confie apenas em sites confiáveis e que tenham um nome conhecido. Ver os comentários e avaliação de outros clientes também pode ajudar.

 

Para os empreendedores, investir em informação nunca é demais. Se você planeja uma grande promoção na Black Friday, procure fazer o seu cliente confiar em você e na sua marca.

 

As próximas dicas são para os empreendedores que irão participar da Black Friday!

4- Use os canais digitais

Para entender o que seu público deseja comprar, é aconselhável utilizar os canais digitais que estão à seu favor. 

 

Aposte em produtos e promoções que irão valer a pena tanto para seu cliente quanto para você!

5- Planeje estratégias de marketing

Para tudo sair bem no tão esperado dia, invista no marketing! Diga o que o seu cliente pode esperar da sua loja e cuide da infraestrutura do e-commerce.

 

Faça enquetes nas redes sociais, interaja e ganhe confiança do seu cliente, pois ele precisa confiar que ele terá o produto que encomendou e também irá poder retornar mesmo após a Black Friday.

6- Dê opções ao cliente

Se possível, deixe opções de pagamento. As pessoas nessa época costumam usar muito mais seus cartões, por conta do limite.

 

Mas não se engane que alguns não prefiram o boleto. Geralmente quem paga no boleto procura controlar seus gastos e evitar contas futuras.

 

É um ótimo jeito também de ganhar a confiança do cliente, pois mostrar-se preocupado agrada quem está do outro lado da tela.

7- Estoque

Como já dito é excepcional que você, empreendedor, tenha controle do seu estoque de produtos.

 

Planeje de acordo com a expectativa das suas vendas, estude de quantos porcentos está a sua meta.

 

É importante ter um estoque reserva, por isso utilize além das estantes, guarda móveis para auxiliar na organização dos seus produtos.

 

Gostou das dicas? Então, aproveite a Black Friday do jeito mais seguro possível!



 

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