AtaNews Publicidade 728x90
14/10/2020 às 09h14min - Atualizada em 14/10/2020 às 09h14min

Região Sudeste tem muita chuva até o fim de outubro

Climatempo
Foto: Angela Ruiz
Após um período de bloqueio atmosférico, que resultou em temperaturas muito elevadas e ar muito seco por quase todo o Brasil, as pancadas de chuva voltaram a ocorrer na Região Sudeste. A chuva ainda não está frequente e bem distribuída espacialmente, mas já caiu na forma de temporais problemáticos em vários locais, causando alagamentos, ventania, raios ou granizo. 

Tudo isso é comum nesta época e até o fim da primavera e do verão, muitas áreas da Região Sudeste vão experimentar vários temporais e os prejuízos causados por eles.

O aumento dos problemas associados com os temporais de primavera começa a ser sentidos no decorrer do mês de outubro. Até o fim do mês, várias regiões dos quatro estados da Região Sudeste serão abaladas por tempestades. 

O Sudeste poderá ser a Região do país com chuva mais volumosa até o fim de outubro. Especialmente em Minas Gerais, mas também em áreas de São Paulo, do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, o total de chuva acumulado na segunda quinzena de outubro poderá igualar ou superar a média histórica de chuva para este mês.

Atenção para o risco de temporais

A situação é de atenção, porque os temporais de primavera podem ser realmente violentos produzindo grandes volumes de água e suficientes para alagamentos. Raios e ventania, comuns durante estes temporais, podem causar queda de árvores, de torres de transmissão de energia, queima de transformadores elétricos que representam risco de perda de vidas humanas e de animais. Os temporais com granizo (pedras de gelo) também representam grande risco não só para as pessoas e animais, mas podem causar grandes danos em plantações. 

Chuva volumosa

No decorrer da segunda quinzena de outubro de 2020 a combinação da circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, com a presença de ar úmido e quente vai estimular a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste, com potencial para grandes volumes de chuva acumulados. 

Nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste o sol aparece forte por várias horas, mas grandes nuvens crescem no decorrer do dia e provocam pancadas de chuva à tarde e em parte da noite, com risco de chuva forte em várias áreas.

No centro-oeste do Pará, em Roraima, no Amazonas, em Rondônia e no Acre, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora e com raios, mas com períodos de sol no decorrer do dia.

 Alertas e riscos meteorológicos para hoje

Na Região Sudeste, também tem alerta para temporais no estado do Rio De Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e na região do Vale do Paraíba e na Mantiqueira, no estado de São Paulo. Há risco até granizo!

No oeste de Minas Gerais, no norte de São Paulo, no Centro-Oeste, no centro-sul e leste de Rondônia, leste e no centro-norte do Amazonas e em Roraima, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, raios e vento moderado a forte

Alerta para o ar seco com umidade relativa do ar entre 20% e 30% no interior do Piauí, no sertão do Nordeste,  no centro-oeste e norte da Bahia, interior do Maranhão e no Tocantins. 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »