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13/10/2020 às 15h04min - Atualizada em 13/10/2020 às 15h04min

Cadastro Positivo: tire suas dúvidas sobre o assunto

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Em vigor desde julho de 2019, o Cadastro Positivo pode facilitar a obtenção de crédito e a realização de investimentos em ações e títulos públicos. A nova regulamentação mudou a lei e autorizou a inclusão automática dos nomes dos cidadãos no cadastro positivo.

Os dados do cadastro são usados para decisões de crédito. A mudança na lei visa impactar positivamente a vida financeira de muitos brasileiros. Criado em 2011, antes da nova regulamentação, o cadastro positivo de uma pessoa só era feito, caso houvesse autorização prévia do cidadão, agora isto é automático.

Se você ainda não entende muito bem o que é o cadastro positivo e como ele influencia sua vida financeira, leia este artigo até o fim! Aqui você vai tirar suas dúvidas sobre este assunto.
 

O que é o Cadastro Positivo?

O cadastro positivo é o histórico do seu comportamento de crédito. Esse cadastro reúne informações sobre a sua vida financeira, considerando inclusive se você paga os seus boletos em dia.

Basicamente, o cadastro positivo é uma espécie de currículo financeiro. Então, se você sempre paga suas contas em dia ou já pagou um financiamento ou um empréstimo em dia sem atrasar nenhuma parcela, você será bem visto pelas instituições financeiras.

Esse cadastro é uma forma de ter uma boa imagem no mercado. Assim, sempre que você precisar de crédito você terá mais facilidade para obtê-lo. Os bancos, fintechs e financeiras consultam o cadastro positivo e avaliam o histórico de crédito dos consumidores que solicitam alguma transação de crédito.
 

O que mudou com o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo existe desde 2011, mas após anos com uma adesão pequena dos consumidores, a mudança na lei fez com que os dados de todos os consumidores tivessem adesão automática ao cadastro.

Assim, todos os brasileiros já estão inclusos no cadastro sem precisar dar nenhuma autorização prévia, como era antes. Os dados são administrados por instituições como o Serasa. Assim, bancos, financeiras, fintechs, comércios, entre outros estabelecimentos podem consultar os dados para oferecer créditos e fazer negócios com consumidores.

O que realmente muda é que se as suas informações no cadastro positivo forem boas, você terá uma espécie de “atestado de bom pagador”, o que como já falamos, facilita a obtenção de crédito no mercado.
 

Por que ter um cadastro positivo no Serasa?

Enquanto o cadastro negativo é o temor de muitos brasileiros que infelizmente caem na inadimplência. Agora, com o cadastro positivo, os consumidores têm uma possibilidade de mostrar que são bons pagadores.

Profissionais autônomos e empreendedores que geralmente realizam empréstimos e financiamentos para alavancar seus negócios, por exemplo, podem ter no cadastro positivo uma forma de provar que são compromissados com a vida financeira e honram todos os seus custos.

Para o governo, a principal vantagem do cadastro positivo é movimentar a economia. A inclusão de todos os brasileiros no cadastro positivo é fundamental para facilitar a obtenção de crédito no mercado. O cálculo inicial era de que, pelo menos, 22 milhões de consumidores passassem a ter acesso ao crédito com a inclusão no cadastro.

E quem já possui acesso fácil a crédito, pode se beneficiar ainda mais com taxas de juros menores e melhores condições de pagamentos em empréstimos e financiamentos. Isso porque com o aumento da demanda em busca de crédito, as instituições financeiras devem oferecer taxas de juros mais baixas para todos.
 

Quais são os dados são divulgados no Cadastro Positivo?

No cadastro positivo, é possível ter acesso aos dados de contas de água, luz, gás, internet, aluguel, compras parcelas, quitação de empréstimos e financiamentos. As informações são compartilhadas com quatro birôs de crédito, são eles: o Serasa Experian, o SPC Brasil, o Quod e a Boa Vista.

Estas plataformas ficam responsáveis por atualizar o cadastro, recebendo informações de bancos, financeiras e prestadores de serviços.
 

Como acessar os meus dados no Cadastro Positivo?

Para ter acesso aos seus dados no Cadastro Positivo, você precisa solicitar o acesso nos serviços de atendimento disponibilizado pelos birôs de crédito que gerem o cadastro. O prazo para ter acesso às informações é de até 10 dias a partir da data do pedido.
 

Como corrigir ou excluir os meus dados do Cadastro Positivo?

Se você teve acesso e discordou de alguma informação que conta no seu cadastro positivo, você pode pedir a correção dos dados aos birôs de crédito gestores. Da mesma maneira como a solicitação de acesso, o prazo para que as correções sejam feitas também é de até 10 dias a partir da data da solicitação.

E se você se sentir lesado pelos erros nas informações, você pode recorrer a órgãos como o Procon.

Com a inclusão automática dos dados, o consumidor não precisa dar nenhuma autorização prévia para que suas informações constem no cadastro. Para pedir a exclusão dos seus dados no Cadastro Positivo, é preciso facilitar uma solicitação formal a um dos birôs de crédito gestores.

O birô quer recebe uma solicitação de exclusão é obrigado a cumpri-la e ainda a comunicar aos demais birôs gestores que retirem os dados de suas plataformas em até dois dias úteis.
 

 
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