AtaNews Publicidade 728x90
09/10/2020 às 15h51min - Atualizada em 09/10/2020 às 15h51min

Fotógrafo captura momento exato de foguete passando na frente da Lua

Registro foi realizado por Steve Rice no último dia 2; espaçonave Cygnus NG-14 estrelou as imagens

Olhar Digital
O americano Steve Rice, 33, registrou nove imagens impressionantes e um vídeo em 4K do exato momento da passagem de um foguete na frente da Lua. O evento foi postado pelo fotógrafo em sua conta no Instagram. Trata-se da espaçonave de reabastecimento de carga Cygnus NG-14, da Nasa, que teve seu lançamento em Wallops Island, Virgínia. Segundo Rice, a foto é a realização de um sonho.

O equipamento levou comida, água, peças de trajes espaciais e experimentos científicos, incluindo um protótipo de banheiro espacial de titânio de US$ 23 milhões, para a Estação Espacial Internacional. Quando soube da oportunidade, Rice começou os preparativos para o registro, que exigiu estudos sobre geografia, clima, trajetórias de voo curvas e inconstância.

"Isso está na minha mente há muito tempo como uma fantasia, porque - morando aqui - eu não capturo muitos lançamentos perto de casa", revelou o fotógrafo que costuma fazer imagens de eventos como este. "Uma das minhas coisas favoritas de filmar é a estação espacial em trânsito pela Lua ou pelo Sol através do meu telescópio. Então, a ideia do foguete cruzando a Lua tem estado em minha mente. Mas nunca pensei que haveria uma oportunidade para fazer", disse.



Tentativa frustrada
O fotógrafo pensou que seu sonho nunca seria possível depois que várias tentativas de lançamento de classe orbital em solo americano terem sido eliminadas. O lançamento da Cygnus não foi diferente, pois 18 segundos antes da decolagem planejada em 1.º de outubro, a missão foi adiada por problemas no controle de solo, segundo a Nasa. Mas a boa notícia veio no dia 2, data do registro das fotos.

Mas a partir de vários estudos de Rice, foi possível alinhar perfeitamente o caminho do foguete para a órbita da Terra 22 segundos após sua decolagem. Com "um grande golpe de sorte", como definiu ele, foi possível encaixar a estrutura de 42 metros de altura do foguete dentro de uma lua cheia.

O foguete Cygnus NG-14 é o que aparece nas imagens feitas por Steve Rice. Seu lançamento ocorreu no estado americano da Virgínia. Créditos: Nasa/Divulgação

O foguete Cygnus NG-14 é o que aparece nas imagens feitas por Steve Rice. Seu lançamento ocorreu no estado americano da Virgínia. Créditos: Nasa/Divulgação




Rice usou uma câmera teleobjetiva de 300 milímetros e um pequeno telescópio. Um fotógrafo que estava estacionado a pouco mais de um quilometro não teve a mesma sorte de registrar o exato momento da passagem da Cygnus pela Lua.

Com o registro, Steve Rice foi parabenizado por muitas pessoas, inclusive pelo fotógrafo de lançamento da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, Ben Cooper. "Ótimo trabalho! Já faz muito tempo que alguém não conseguia", escreveu Cooper. O comentário confirma, inclusive, que as fotos são provavelmente as primeiras do tipo em algumas décadas.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »