AtaNews Publicidade 728x90
09/10/2020 às 09h30min - Atualizada em 09/10/2020 às 09h30min

Na #SemanaDeProteçãoÀFauna a Polícia Militar Ambiental destaca a importância dos saruês ou gambás na natureza

Polícia Militar Ambiental
Foto: Polícia Militar Ambiental
É um mamífero marsupial, bastante comum no Brasil e que se adaptou muito bem à presença humana. Não é incomum encontrar esse animal em quintais, casas e até em cidades populosas.

O gambá tem uma fama que não corresponde com as características simpáticas desse animal e a sua importância para a natureza.

É um excelente controlador de escorpiões e carrapatos. Colabora no controle de espécies consideradas pragas para a agricultura, como os roedores e insetos. São bons dispersores de sementes, ajudando a plantar árvores por onde passa.

Se encontrar um gambá em lugar inusitado, o melhor a fazer é esperar que ele saia sozinho. Mexer no animal ou no seu ninho é crime!

 Cães e gatos costumam atacar os gambás. Nestes casos é necessário afastar o animal doméstico até a saída do gambá, facilite, criando uma rota de fuga segura.

 Outro cuidado é com o atropelamento, respeite os limites de velocidade e redobre a atenção quando transitar próximo de áreas com vegetação.

É possível evitar a presença de gambás com a vedação dos telhados, forros e demais locais que representem atrativo de um abrigo. O descarte correto do lixo e dos resíduos de alimento são necessários para evitar a aproximação e também para evitar ferimentos com latas e embalagens.

A Polícia Militar Ambiental reforça que a caça, a captura e os maus-tratos causados a estes animais é considerado crime ambiental, o autor pode ser responsabilizado criminal e administrativamente por meio da aplicação de multa no valor de R$ 500,00 por animal afetado.

Seja também um guardião da fauna.

https://www.facebook.com/PMAmbientalSP/videos/vb.212085678878739/3352427328177876/?type=2&theater

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »