AtaNews Publicidade 728x90
29/03/2018 às 14h36min - Atualizada em 29/03/2018 às 14h36min

Brasileiro se importa com a ciência e deseja o progresso, revela estudo da 3M

CanalTech
Foto: Divulgação
O Índice Anual da Situação da Ciência (State of Science Index - SOSI), estudo feito pela 3M em todo o mundo, tem o intuito de entender o que as populações ao redor do globo pensam em relação à ciência. A pesquisa contou com respostas de entrevistados de 14 países, que foram questionados em relação ao seu conhecimento, compreensão e valorização da ciência.

Segundo John Banovetz, diretor global de tecnologia na 3M, "o mundo está se tornando cada vez mais tecnologicamente avançado todos os dias e a ciência está levando a esses avanços tecnológicos" e que, por isso, a empresa espera que "ao tornar os dados da pesquisa acessíveis, os defensores das ciências em todo o mundo poderão utilizá-los para focar ações na ciência e contribuir para sua maior valorização em nosso mundo".

A ciência no mundo

O estudo percebeu posicionamentos bastante favoráveis ao avanço e importância da ciência nas respostas dos entrevistados. 87% dos entrevistados de todos os países acreditam que a ciência é fascinante e não algo chato. Entretanto, 38% das pessoas ouvidas acreditam que o nosso dia-a-dia não seria muito diferente do que é hoje se não houvesse ciência. 32% se dizem céticos em relação à ciência e 20% afirmam não confiar em cientistas.

Percepções brasileiras sobre ciência

Já no Brasil, a população entrevistada se mostrou mais consciente da importância da ciência no mundo quando comparada com outros países. Também foi visto que os brasileiros não consideram que o país seja uma liderança em relação aos avanços científicos.

Quando brasileiros escutam a palavra "ciência", eles se sentem:

94% esperançosos e 6% desencorajados;

88% fascinados e 12% entediados;

90% acreditam que a ciência impulsiona a inovação;

85% acreditam que o mundo é um lugar melhor graças à ciência.

Sobre as expectativas que os brasileiros têm sobre a ciência e o futuro:

66% pensam que os melhores dias da ciência ainda estão por vir;

63% estão entusiasmados com o impacto futuro da ciência na sociedade;

76% pensam que vão ver a cura do câncer em vida;

51% acreditam que ainda verão carros voadores em vida.

Sobre o impacto que a ciência têm:

83% brasileiros acreditam que a ciência é muito importante para a sociedade (contra 63% dos entrevistados no resto do mundo);

72% disseram que a ciência é muito importante para a vida cotidiana (no mundo, 46% apenas);

34% dos brasileiros concordam que a ciência tem um impacto completamente positivo em suas vidas cotidianas (contra 22% na média global).

Sobre a percepção da ciência protagonizada pelo Brasil:

74% dos brasileiros entrevistados acreditam que o Brasil está atrasado cientificamente;

42% acham que o financiamento inadequado aplicado pelo governo nas pesquisas científicas é a principal barreira para os avanços científicos no país;

84% acreditam que outros países dão mais importância ao progresso científico que o Brasil.

Outros dados importantes coletados são sobre o prestígio que cientistas e celebridades encontram em nossa sociedade: Quando perguntados se preferiam jantar com o gênio dos gramados Neymar Júnior ou com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, 51% preferem a companhia do astro do futebol e 49% querem passar um tempo com o astronauta. Já quando foram questionados se preferiam dar um rolê com a cantora Ivete Sangalo ou com a doutora Celina Turchi, responsável pela descoberta da relação entre a Zika e a microencefalia, 58% estavam mais interessados na diva do axé, enquanto 42% queriam conhecer a pesquisadora.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »