AtaNews Publicidade 728x90
29/03/2018 às 14h31min - Atualizada em 29/03/2018 às 14h31min

5 indícios que você tem bruxismo e não sabe

Muitas pessoas não sabem o que é bruxismo. Essa palavra pode fazer com que você associa a algum tipo de bruxaria ou feitiçaria, mas não é bem isso.

Vida Plena e Bem Estar
Foto: Divulgação
Na verdade, também é denominado bruxismo a crença em bruxas e bruxarias, mas não é esse o assunto que nós trataremos hoje, e sim o problema que pode afetar os seus dentes.

O bruxismo é um problema resultante do ranger dos dentes ao dormir, que pode causar diversos problemas à sua saúde, não apenas dentária, como também de todo o corpo.

Descubra 5 indícios que podem te ajudar a identificar o bruxismo e consiga se livrar desse problema de uma vez por todas!

Indícios que podem ser causados pelo bruxismo

Quanto mais itens dessa lista você apresentar, maiores são as chances de que você tenha bruxismo. Porém, não se desespere: o tratamento é possível e você poderá se livrar desse problema!

1 – Avisos de pessoas que moram ou dormem com você

Lembra quando seu cônjuge, namorado, pai ou irmão te disse que você faz barulho ao dormir, mas você achou que era mentira? Então, pode ser que eles tivessem razão.

Um dos sintomas mais evidentes do bruxismo é o barulho bem alto de ranger de dentes ao dormir. Porém, muitas vezes a pessoa que faz esse barulho não consegue identificá-los, já que ela está dormindo.

Por isso, se alguém já te alertou que você faz algum barulho enquanto dorme, passe a considerar essa hipótese.
 
2 – Dor nos músculos próximos à mandíbula

Às vezes, quando nós comemos alguma coisa muito dura ou repetimos por muitas vezes o ato da mastigação, a mandíbula fica cansada. Se insistirmos na mastigação, então ela já começa a ficar dolorida e incomodar bastante.

Se isso acontecer enquanto você estiver comendo, então não é nada de muito anormal. Porém, se você acordar assim, e tiver certeza de que não é um sonâmbulo que se alimenta à noite, então pode ser bruxismo.

A força que você faz com as mandíbulas também as deixa cansadas e doloridas, e pode ser que você sinta isso quando acordar.
 
3 – Dor de cabeça

Às vezes, o bruxismo pode ser tão intenso que você pode acordar com dor de cabeça, como se já estivesse trabalhando há muito tempo ou passado o dia todo sob o sol, ações que geralmente acarretam na dor de cabeça.

Em boa parte das vezes, a dor de cabeça é acompanhada pela dor nas mandíbulas, mas não é sempre que isso acontece. Pode ser também que a pessoa que sofre dessa condição sinta dores no pescoço em alguns casos.

Se você perceber que sente muita dor de cabeça ao acordar, que não seja causada por problemas de visão ou enxaqueca, por exemplo, então o culpado pode ser o bruxismo.

 
4 – Danos aos Dentes

Como a fricção entre os dentes é bem forte, são grandes as chances de que eles sejam danificados de várias formas.

Você pode perceber, por exemplo, que o esmalte está mais gasto nas áreas em que eles se encontram, ou então que um dente está doendo de uma maneira um pouco estranha.

Algumas pessoas fazem tanta força ao ranger os dentes que eles podem até ficar moles, o que é prejudicial à saúde bucal. Todos esses são motivos que podem te dar a deixa de que você tem bruxismo.
 
5 – Estresse

Aqui, na verdade, a relação causa e efeito é contrária: não é porque nós temos bruxismo que estamos estressados, e sim vice-versa, pelo menos na maior parte das vezes.

O bruxismo é a forma com a qual algumas pessoas lidam com o estresse e o nervosismo. Para isso, basta pensar em um momento em que nós estamos nervosos, bravos ou com raiva: nós cerramos as mandíbulas, quase que em um efeito imediato.

Então, se você está passando por momentos complicados com a família, no trabalho ou é uma pessoa geralmente mais nervosa, então pode ser que isso se manifeste através do bruxismo.
 
Como resolver esse problema?

Seja qual for o sintoma apresentado por você, ou se ainda for mais de um sintoma, o primeiro cuidado é sempre o mesmo: procure um dentista imediatamente.

Através de uma análise visual e de algumas perguntas feitas a você, o profissional já poderá associar se o que você apresenta pode ser bruxismo ou não.

Depois, podem ser feitos exames mais detalhados, para se assegurar do que você realmente tem.

Ao analisar o caso, então o dentista poderá recomendar os melhores tratamentos para você.

Pode ser, por exemplo, que seus dentes sejam tortos e desalinhados, então um deles encosta mais do que deveria no outro, enquanto você dorme, e eles ficam rangendo, o que pode ser resolvido com aparelhos ortodônticos.

Também pode ser indicado um aparelho especial para evitar que você ranja os dentes enquanto dorme.

Esse dispositivo, usado nos dentes de cima, evita que eles entrem em contato com os dentes de baixo e protegem sua arcada dentária.

Pode até ser que o dentista, caso perceba que você está muito tenso e nervoso, recomende sessões de terapia e a realização de outras atividades que sejam relaxantes e tranquilizadoras, seja lá o que for, desde uma massagem até o yoga, por exemplo.

Viu como você não precisa ficar nervoso, muito pelo contrário, aliás?

Seja através de produtos odontológicos específicos ou tratamentos terapêuticos, basta seguir ao que o dentista lhe disser e passar em consultas periódicas, para que possa se livrar do bruxismo de uma vez por todas!
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »