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06/10/2020 às 15h45min - Atualizada em 06/10/2020 às 15h45min

Como ter boas vendas no Dia das Crianças?

Mayk Souza
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Neste 2020 cheio de incertezas, o comércio volta suas energias para o Dia das Crianças e espera bons índices de vendas para melhorar o faturamento do ano. Com menos pessoas circulando pelas ruas e com redução na renda da população, como alcançar boas vendas nesta data?
 
A dúvida segue na cabeça de empresários de Norte a Sul do país que atuam exclusivamente em lojas físicas, principalmente aqueles que estão localizados dentro de algum shopping center.
 
Com desempenho desesperador em todo o ano, as esperanças agora estão direcionadas para o Dia das Crianças, Black Friday e para o Natal. Seja atuando no ambiente físico ou exclusivamente na internet, todos os empresários precisam repensar a forma de se relacionar com o público-alvo.
 
Pensando nisso, abaixo reuni uma série de estratégias que podem ser implementadas por quem deseja ter êxito nas vendas nestas datas comerciais. Boa leitura!

Nova realidade exige novas medidas
 

Esse ano não é um ano normal, já ouviu essa expressão em algum lugar? Pois é, de fato, as coisas estão bem diferentes e talvez não serão mais como eram antes.
 
A pandemia criou novos hábitos, sendo um deles o aumento das compras online. E, para sobreviver no comércio, você precisa se adaptar a esta realidade.
 
O primeiro envolve a gestão do seu negócio, com metas e decisões definidas de acordo com o histórico da loja. Explicarei melhor!

Tome decisões baseadas em dados
 

Você sabe os itens que seus clientes costumam comprar no Dia das Crianças? Quais são os itens que estão na moda e também qual a quantidade de atuais visitantes do seu estabelecimento que são pais, tios ou padrinhos?
 
Por meio de um sistema de CRM ou mesmo uma planilha é possível documentar o histórico de clientes e também de vendas da sua loja para projetar metas de desempenho e também para escolher quais serão os itens que vão ser explorados em cada data.
 
Leve estes dados em consideração ao estabelecer acordos comerciais e também para avaliar o desempenho da sua loja nestas datas.

Melhore o relacionamento com o cliente
 

A concorrência hoje é muito grande em praticamente todos os setores, sendo que os produtos são padronizados e os preços praticamente iguais. Como ter um diferencial competitivo neste cenário?
 
Você precisa estudar e adaptar algumas dicas de atendimento humanizado em sua empresa.
 
Os consumidores, assim como nós, gostamos de ser bem atendidos, recomendamos os estabelecimentos que nos tratam bem e damos prioridades a eles sempre que precisamos de algo.
 
Já o péssimo atendimento inverte toda essa situação, já que as pessoas não recomendam e ainda fazem questão de destacar que o estabelecimento não trata bem seus clientes. 
 

Como você quer ser lembrado?

Invista em venda consultiva
 

Muitas pessoas vão a um estabelecimento para comprar um presente, como é o caso do Dia das Crianças, sem saber bem o que vão adquirir. Porém, elas detestam vendedores que querem empurrar algo que não faz sentido com o momento.
 
Por exemplo, você vai a um local para comprar um presente para um menino e, sem nem perguntar nada, o vendedor já vem te oferecendo uma arma de brinquedo ou uma bola.
 
Muitas vezes, apenas "ouvindo o cliente", um bom vendedor já capta a necessidade do consumidor e direciona-o para uma venda consultiva.
 
Oriente a sua equipe a perguntar características da criança, que tipo de brincadeira que ela mais gosta, quais são os seus personagens favoritos e qual o limite de valor que o cliente quer gastar com o presente.
 
Com estas informações já é possível fazer uma abordagem bem mais assertiva.
 
Além disso, deixe sua equipe bem informada sobre disponibilidade de estoque e capacidade de reposição dos itens campeões de venda.
 
Não tem nada pior do que entrar em uma loja e o vendedor simplesmente dizer que acabou e não sabe se vai repor. Por isso, melhorar o atendimento deve ser sempre uma de sua metas.
 
Tenha sempre como objetivo, além da venda, deixar o cliente satisfeito com o produto ou serviço oferecido.

Ofereça atendimento consultivo pelo WhatsApp
 

O aplicativo é uma modalidade muito usada por quase todos os brasileiros. Além de ser responsável por reduzir os custos de tecnologia e telefonia do seu negócio, o WhatsApp é um caminho mais humano entre a sua loja e o cliente.
 
Lá ele vai querer saber sobre o horário de funcionamento, sobre a disponibilidade de um produto ou serviço, sobre as promoções em vigor, sobre os meios de pagamento e até sobre a existência de um delivey.
 
Você pode usar também o aplicativo, desde que com consentimento dos seus clientes, para ações de vendas consultivas.
 
Meu conselho é que você use alguma ferramenta que permita armazenar os gostos pessoais e características de seus clientes e personalize cada comunicado, essa prática é mais humana e também oferece melhores resultados.
 
Para vender mais neste Dia das Crianças e nas próximas datas comemorativas, coloque já em prática estas ações.

 


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