AtaNews Publicidade 728x90
02/10/2020 às 15h23min - Atualizada em 02/10/2020 às 15h23min

Fiscalização aumenta e apreensão de maconha sintética sobe quase 700% em presídios da região entre 2019 e 2020

Conhecida como k4, nova droga é mais fácil de ocultar em objetos encaminhados por correspondências

Eliane de Oliveira Borges
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Levantamento da Secretaria da Administração Penitenciária aponta que, no comparativo entre janeiro a julho/2019 e janeiro a julho/2020, houve um aumento no número de apreensões da droga K4 em correspondências e na área externa de presídios em todo o estado de São Paulo. Na região de Presidente Prudente, o aumento foi de 684,2%, saltando de 19 para 130 ocorrências no período. Considerando os números de todo o estado de São Paulo, houve crescimento de 488,83%, com 472 ocorrências em 2020, ante 86 no mesmo período do ano passado.  

 
A K4, popularmente conhecida como maconha sintética, é formada por substâncias que simulam ou têm uma reação muito parecida com o THC que é o princípio ativo da maconha, porém muito mais potente. Na forma líquida, ela é borrifada em pedaços de papel na tentativa de burlar a vigilância dos agentes. 

 
A política da SAP é de não tolerância à entrada de ilícitos, inclusive entorpecentes, em suas unidades prisionais. Todos os Centros de Detenção Provisória, penitenciárias e Centros de Progressão Penitenciária do Estado contam com escâner corporal. Todas as unidades prisionais do Estado também estão equipadas com aparelhos de Raio-X de menor e maior porte, além de detectores de metais de alta sensibilidade. Esses equipamentos ajudam a coibir a entrada de equipamentos e drogas, atrelados a uma vigilância constante dos agentes de segurança, treinados para evitar a entrada de ilícitos nas unidades, além de revistas periódicas nas dependências dos presídios.   


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »