AtaNews Publicidade 728x90
02/10/2020 às 08h43min - Atualizada em 02/10/2020 às 08h43min

Governo de SP assina acordo de cooperação com Estados Unidos

Um grupo de trabalho, formado por técnicos dos dois países, será formado nas próximas semanas

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (1º), o Governador João Doria e o Secretário de Relações Internacionais, Julio Serson, reuniram-se com o Embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, e o Cônsul-Geral dos EUA em São Paulo, Adam Shub, e assinaram um extenso protocolo de intenções para o desenvolvimento de projetos conjuntos entre São Paulo e o governo norte-americano nas áreas de educação, saúde, ciência e tecnologia, segurança pública, comércio e investimentos, agricultura e turismo.

Também estiveram presentes no encontro a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o Secretário Executivo de Relações Internacionais, Embaixador Affonso Massot, e o Presidente da InvestSP, Wilson Mello.

“A relação entre o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e o Governo paulista é formada por parceiros capacitados, qualificados e interessados em agir e fomentar as relações bilaterais”, afirmou Doria.

“São Paulo tem a maior economia e maior população do país. É também o principal ponto de entrada de pessoas e mercadorias do Brasil, assim como o principal centro de educação. Portanto, faz todo sentido intensificarmos parcerias para aumentarmos as oportunidades e melhorarmos a qualidade de vida de nossos cidadãos”, disse o embaixador Todd Chapman.

Para dar início ao acordo será criado um Grupo de Trabalho, composto por representantes do Consulado e da Embaixada dos EUA, além de técnicos das respectivas secretarias de Estado relacionadas às áreas mencionadas. A expectativa é que as atividades deste grupo sejam iniciadas já nas próximas semanas.

Na área de segurança, EUA e São Paulo devem intensificar projetos de treinamento policial e intercâmbio de práticas de gestão em sistemas prisionais.

Em saúde, os dois governos pretendem manter o foco no combate aos efeitos da COVID-19, tanto na saúde quanto na economia do estado de São Paulo, depois da doação de milhares de dólares para o Brasil em 2020 por parte de empresas americanas e do governo dos Estados Unidos.

Na área de educação, a intenção é expandir projetos já existentes e desenvolver novos em ensino de inglês e formação de professores, desenvolvimento de currículos, educação midiática e Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

Já na área de comércio e investimentos, São Paulo, como capital financeira do Brasil, terá forte papel na meta de dobrar o comércio entre os dois países nos próximos cinco anos. Em 2019, empresas americanas implementaram 42 projetos de investimento em São Paulo no valor de R$ 22,5 bilhões, mais do que qualquer outro país.

“O dia de hoje representa um marco nas relações entre o Estado de São Paulo e os EUA. A parceria que já existia entre os nossos governos avança ainda mais, com o propósito de intensificar a cooperação e os fluxos comerciais e culturais entre as nossas regiões”, afirmou o secretário Júlio Serson.

Outras parcerias

Este é o segundo memorando assinado entre Estados Unidos e o governo de São Paulo, com validade até dezembro de 2022. O primeiro foi em 2013 e teve duração de três anos, gerando uma série de parcerias, incluindo treinamentos e visitas técnicas na área de segurança, intercâmbios de professores e ensino de inglês.

Entre 9 e 13 de março deste ano, por exemplo, instrutores do FBI ministraram o curso Post-blast Investigator’s School na sede do Grupamento de Operações Táticas Especiais (GATE), a agentes da Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Polícia Federal possibilitando o networking com estas forças policiais. Na ocasião, equipes do FBI visitaram a sede do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) para conhecer o sistema inteligente de monitoramento de câmeras do Estado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »