AtaNews Publicidade 728x90
30/09/2020 às 14h53min - Atualizada em 30/09/2020 às 14h53min

O que fazer para economizar na reforma da sua casa

Veja 6 dicas que podem ser estratégicas para que a obra não se torne uma dor de cabeça para você e um problema para o seu bolso.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Todo mundo sabe que, no fim das contas, as reformas costumam custar muito mais que o orçamento inicial. É verdade que imprevistos sempre acontecem, mas alguns cuidados são fundamentais para garantir que você tenha o mínimo controle de tudo, assegurando condições para concluir a obra.
 
Uma ideia sempre boa é aproveitar promoções e descontos para comprar os materiais que você precisa para fazer a sua reforma acontecer. Além disso, as dicas a seguir podem te ajudar bastante.
 

Faça um planejamento detalhado

Esta pode parecer uma dica óbvia para muita gente, mas um planejamento mal feito, ou a falta dele, costuma ser o maior responsável por uma obra que sai do controle.
 
Por isso, antes de colocar a obra em prática, é preciso ter tudo no papel: o que você pretende fazer, quais são as etapas deste processo e o que precisa comprar para isso acontecer, por exemplo.
 
Além disso, ter um projeto detalhado te ajuda a negociar com os seus prestadores de serviço. Lembre-se de que esse tipo de mão de obra costuma cobrar por diária. Assim, é importante conversar com o profissional sobre a previsão para que a reforma seja concluída, para que você possa calcular esse custo.
 

Fique de olho no orçamento

Depois de desenhar o seu projeto, é importante definir o quanto você pode gastar com ele. É uma boa ideia colocar todos os custos numa tabela e, inclusive, contar com uma quantia para gastos não planejados, pois eles sempre surgem.
 
O ideal é manter o controle de todas as despesas durante toda a obra. Se notar que está chegando ao seu limite, pode ser o caso de repensar algum detalhe, para garantir que terá condições de concluir a reforma. A falta de atenção para esse ponto é a responsável por tanta obra inacabada por aí.
 

Invista em mão de obra qualificada

Os melhores profissionais costumam cobrar mais, mas existe um motivo para isso. Antes de contratar a sua mão se obra, peça referências e certifique-se de que o serviço ficará bem feito.
 
Contratar um profissional desorganizado, com pouca experiência ou falta de compromisso, pode resultar em muita dor de cabeça, fazendo com que o barato acabe saindo caro. Vale negociar o preço, claro, mas desconfie de quem cobra barato demais.
 

Compare preços e compre produtos de qualidade

Os preços de materiais de construção costumam variar bastante dependendo da marca, do modelo e da loja. Pode ser uma boa ideia comprar o máximo possível de itens no mesmo lugar, pois, isso pode te garantir um bom desconto.
 
Assim como com a mão de obra, pode não ser uma boa ideia comprar os produtos mais baratos, pois estamos falando de um investimento a longo prazo. Ninguém quer ter que substituir os materiais em pouco tempo, então, preste atenção e peça referências de marcas.
 
Fazer uma boa pesquisa de preço costuma valer muito à pena, garantindo uma boa economia nessa etapa. Utilize a internet a seu favor, pois ela pode facilitar esse processo, sem os custos de se deslocar até uma loja, por exemplo.
 

Acompanhe o processo de perto

Mesmo que você não entenda nada de construção, vale a pena se informar sobre e acompanhar tudo de perto. Assim, você pode garantir que os profissionais evitem o desperdício, mantendo o controle da situação.
 
Contratar um bom mestre de obras é sempre uma boa ideia, mas, mesmo assim, esteja sempre em contato direto com ele e mantenha-se informado sobre todas as etapas da reforma.
 

Reaproveite e faça você mesmo

Antes de sair comprando tudo o que tem na sua lista, vale dar uma olhada naquele quartinho da bagunça para verificar o que você já tem em casa e pode utilizar no processo.
 
Além disso, você mesmo pode fazer algumas reformas simples, como pintar uma parede, e, assim, economizar na mão de obra. Outra vez, a internet está aí para isso. Há tutoriais para várias tarefas, então, aproveite!

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »