18/09/2020 às 16h13min - Atualizada em 18/09/2020 às 16h13min

Envelhecimento precoce: 6 dicas para evitar o processo antes dos 30

Sem rugas e flacidez antes dos 30! Aprenda 6 dicas para evitar o envelhecimento precoce na pele

Beleza extraordinária
Foto: Instagram @slimreshae
Você sabia que o envelhecimento precoce da pele pode ser evitado? Quando se fala em pele do rosto, a gente sabe que o aparecimento de rugas, flacidez, olheiras e marquinhas de expressão são inevitáveis em algum momento da vida. Mas, se você apostar em um bom skincare desde cedo, com os produtos e hábitos certos, esses sinais podem demorar mais tempo para aparecer.

Se você ainda não chegou aos 30 anos, boa notícia: dá tempo de evitar os temidos pés de galinha e o bigode chinês! Na matéria, a gente te conta como combater o envelhecimento precoce com 6 dicas essenciais!

O QUE É ENVELHECIMENTO PRECOCE E O QUE CAUSA O PROCESSO?
A pele com envelhecimento precoce é caracterizada pelo aumento da oxidação das células. Isso significa que a produção de colágeno e das fibras elásticas ficou comprometida, levando embora a firmeza da pele e o contorno do rosto. 

O que causa o fenômeno de forma precoce, na maioria dos casos, é a exposição solar: a radiação ultravioleta acelera a destruição das fibras de colágeno. Ou seja, além do sol ocasionar manchinhas na pele, ele também destrói, por dentro, as proteínas que mantém a pele firme. O resultado a gente já sabe: por fora, a pele com envelhecimento precoce é muito marcada com rugas, linhas de expressão e manchas.

Além do sol, a gente deve levar em conta a genética: normalmente, os sinais começam a aparecer por volta dos 25 anos, mas pode levar mais ou menos tempo, dependendo do seu DNA.

Outra questão é sobre os tipos de pele. A oleosa aparenta envelhecer mais devagar do que a seca, mas o que acontece é o seguinte: a pele seca, por tem uma epiderme mais irritável e com tendência a descamar, aparenta ter um aspecto mais opaco, o que torna as rugas mais aparentes. A pele oleosa disfarça o problema com mais facilidade, mas não quer dizer que ele não está ali. 

COMO PREVENIR O ENVELHECIMENTO PRECOCE DO ROSTO?
Quando se trata de envelhecimento precoce, o tratamento ideal é a prevenção. Creme hidratante, creme antissinais, máscaras faciais e cremes para olhos são os itens que você pode usar em casa para evitar o surgimento de rugas e flacidez antes do tempo. Além deles, você deve inserir no ritual de beleza: sabonete ou gel de limpeza, demaquilante ou água micelar e protetor solar próprio para o rosto. No dia a dia, eles fazem toda a diferença para que os produtinhos anti-idade façam efeito.

Veja os detalhes de cada dica para evitar o processo antes dos 30:

1. CREME PARA ENVELHECIMENTO PRECOCE PODE TER ÁCIDO HIALURÔNICO
A primeira dica antienvelhecimento precoce é: tenha um creme para o rosto com ácido hialurônico na fórmula. Ele é queridinho entre mulheres de todos os tipos de pele porque sua função é preencher os espaços entre as células para manter a pele bem lisa, elástica e hidratada.

Por ser produzido naturalmente em nossa pele, o ácido hialurônico não irrita a pele e se adapta superbem em qualquer tipo, desde as oleosas até as secas e sensíveis. Como a produção do ácido no organismo vai decaindo ao longo dos anos, é importante ter esse cuidado cedo. Assim, você mantém a produção do ativo em alta.

2. APOSTE EM UM CREME ESPECÍFICO PARA A ÁREA DOS OLHOS
O envelhecimento da pele dos olhos é geralmente mais rápido do que no restante do rosto, já que a cútis é mais sensível e fina. Por isso, a dica é ter um creme específico para essa área, que pode conter os mesmos ativos do seu hidratante para o resto do rosto, como o ácido hialurônico ou vitamina C.

A diferença é a textura e até a quantidade do ativo na fórmula, que deve ser mais leve. O creme para olhos age diminuindo o inchaço das olheiras e prevenindo os pés de galinha.

Como usar: aplique uma pequena quantidade de produto para não causar irritação e má absorção dos componentes. Espalhe com o dedo indicador fazendo uma massagem leve de dentro para fora dos olhos. Depois, vá fazendo movimentos circulares de fora para dentro.

3. USE PROTETOR SOLAR NO ROSTO TODOS OS DIAS
Você já viu que o maior responsável pelo envelhecimento da pele é o sol, não é? Por isso, o protetor solar é indispensável na sua rotina, seja qual for a sua idade. E não vale aplicar só quando for à praia ou piscina: você pode (e deve!) usar o produto todos os dias, mesmo em dias nublados ou se for trabalhar ou estudar em casa, pelo computador, já que a luz artificial também pode afetar a pele. 

A nossa dica para um plus na missão antievelhecimento é escolher filtros com FPS alto e que tenha ativos anti-idade na fórmula, como o próprio ácido hialurônico. Também vale escolher texturas e fórmulas de acordo o tipo de sua pele: oil free para as oleosas mistas, mais hidratante para as secas. 

4. HIDRATE A PELE COM MÁSCARAS FACIAIS DE ARGILA OU TECIDO
As máscaras faciais podem ser suas aliadas na prevenção das marquinhas no rosto porque elas complementam o tratamento anti-idade de forma bem profunda. Práticas e fáceis de usar, elas entregam uma sensação de frescor no ritual de beleza. E o melhor de tudo é que elas tratam a pele em profundidade.

A máscara com carvão ativado, por exemplo, faz um detox na pele ao absorver impurezas dos poros e remover toxinas e poluição acumulada no rosto - o que contribui para o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Ela é indicada para todos os tipos de pele, mas as donas de peles muito secas devem ter cuidado, já que pode deixar a cútis ressecada. 

Outra opção é a máscara com ácido hialurônico (sim, o produto é tendência entre dermatologistas!). O ativo ajuda a deixar a pele mais lisa de instantaneamente e abre espaço para que o seu creme anti-idade tenha um efeito mais potente.

Como usar: se a sua pele é mista ou oleosa, use as máscaras a cada 2 semanas. Se você tiver pele seca ou sensível, aposte no tratamento uma vez por mês. 

5. ÁGUA MICELAR, SABONETE, ESFOLIANTE: NÃO ESQUEÇA DO SKINCARE DIÁRIO!
É claro que os produtinhos antissinais são perfeitos, mas eles não funcionam sem um bom skincare diário! Água micelar é o item essencial para remover a maquiagem e outros produtos que você aplicou no rosto. 

Já o sabonete próprio para o rosto vai limpar os poros para que o creme anti-idade seja absorvido da melhor forma possível. Por sua vez, o esfoliante vai remover as células mortas e deixar a pele mais lisa e os poros ainda mais limpinhos.

6. SE A SUA PELE É OLEOSA, FAÇA LIMPEZA DE PELE REGULARMENTE
A limpeza de pele é a ocasião perfeita para potencializar esse cuidado com as rugas e flacidez. Diferentemente da limpeza da pele diária com sabonete, a limpeza de pele profunda serve para remover oleosidade excessiva, cravos e espinhas por meio da vaporização. Assim, a pele é limpa de forma bem profunda, o que ajuda o creme anti-idade a fazer mais efeito. 

COMO REVERTER O ENVELHECIMENTO PRECOCE DA PELE?
Se você já observa algumas linhas de expressão no rosto antes mesmo dos 30 anos, as dicas acima são válidas, viu? Mas há outros hábitos que ajudam a combater o envelhecimento precoce e a potencializar o tratamento. A primeira dica para reverter o envelhecimento precoce da pele é ter uma versão diurna e uma versão noturna dos seus cremes anti-idade. Assim, a sua pele é tratada durante todo o dia. 

Outra dica é apostar em outros produtos com ativos que também regeneram as fibras de colágeno e elastina, como o retinol. À noite, o ativo, que é derivado da vitamina A, ajuda na renovação celular da pele. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »