AtaNews Publicidade 728x90
18/09/2020 às 15h57min - Atualizada em 18/09/2020 às 15h57min

Fumaça das queimadas chega em São Paulo com 'chuva preta'

TecMundo
A fumaça das queimadas que atingem o Pantanal chegou a São Paulo e outros estados do Sudeste. Segundo a previsão, a capital paulista será atingida por uma "chuva preta". Na quinta-feira (17), moradores da cidade já notaram uma fumaça mais espessa, que lembrou a fuligem das queimadas na Amazônia que escureceram o céu da cidade em agosto de 2019. 

A precipitação está prevista para o sábado (19) e domingo (20), quando as temperaturas devem cair.

"A chuva sempre lava a atmosfera, ela leva a poeira, poluição, eventual fuligem, todo material particulado que estiver na atmosfera. Então, a chance de chuva escura é maior nas primeiras chuvas previstas", explica o meteorologista do Climatempo, Alexandre Galvão.

No último final de semana, este fenômeno foi notado em determinadas regiões do Rio Grande do Sul. No ano passado, mais precisamente em 19 de agosto, uma outra ocorrência chamou a atenção dos brasileiros: o céu de São Paulo ficou escuro em pleno dia, assim como a água da chuva coletada pelos moradores.

Naquele período, as fumaças se originaram da Amazônia e atingiram a cidade juntamente com uma grande frente fria e precipitação. A fuligem que pode chegar à capital desta vez não é causada não apenas pelo fogo no Pantanal, mas também pelas queimadas que ocorrem no interior do estado, pontua o meteorologista.

Incêndio florestal nos arredores do hotel Sesc Porto Cerrado na região do Pantanal, Mato Grosso do Sul, município de Poconé

Incêndio florestal nos arredores do hotel Sesc Porto Cerrado na região do Pantanal, Mato Grosso do Sul, município de Poconé


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »