AtaNews Publicidade 728x90
11/09/2020 às 14h37min - Atualizada em 11/09/2020 às 14h37min

Hormônio injetado no cérebro de ratos promove remissão do diabetes tipo 2

Pesquisa revela novas perspectivas para o tratamento da doença em humanos; entretanto, efeito foi observado apenas em casos moderados do diabetes

Olhar Digital
Os resultados de uma pesquisa norte-americana abrem novas perspectivas para o tratamento do diabetes tipo 2. Cientistas da Universidade de Washington conseguiram não só normalizar o nível de glicose no sangue, como promover a remissão temporária da doença, em um experimento feito em ratos.

Para tal, foi injetada no cérebro dos animais uma dose da FGF1, proteína relacionada ao fator de crescimento de fibroblastos - células presentes nos tecidos conjuntivos. Segundo os pesquisadores, o tratamento pode se tornar viável para humanos com a administração da dosagem correta da substância pelas vias nasais. O estudo foi publicado em artigo na revista Nature Medicine.

Os pesquisadores observaram que a doença torna-se indetectável quando o hormônio injetado se junta aos receptores cerebrais relacionados ao crescimento de fibroblastos. Entretanto, apesar de promissor, o tratamento de dose única só conseguiu surtir efeito nos roedores com casos moderados da doença. Além disso, ainda não ficou claro como exatamente o hormônio funciona contra a doença.

Como funciona?
De acordo com a publicação, alguns estudos já haviam demonstrado resultados semelhantes, mas as injeções foram administradas por via intravenosa e o resultado só era alcançado com muitas repetições. Além disso, o tempo de remissão da doença era curto.
 
O tratamento de dose única teve sucesso apenas em roedores com casos moderados de diabetes e o mecanismo de atuação deste hormônio, que existe no cérebro humano, ainda não ficou totalmente esclarecido. O FGF1 é sintetizado pelos neurônios e por outras células cerebrais e a administração do hormônio diretamente no cérebro seria capaz de aumentar as capacidades de memória e aprendizagem, bem como reduzir o apetite e diminuir o risco de enfarte e de doenças degenerativas.
 
No estudo atual, os ratos que receberam uma injeção de FGF1 no cérebro registaram no hipotálamo um aumento dos níveis de uma proteína envolvida nas sinapses. Agora, é necessário compreender quais são os efeitos dessa reação.
 
Entretanto, com uma capacidade de remissão duradoura, o foco dos cientistas será compreender os mecanismos que respondem ao estímulo hormonal, identificar e caracterizar os circuitos cerebrais relevantes para, então, conseguir desenvolver uma terapia promissora para o tratamento em humanos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »