AtaNews Publicidade 728x90
28/03/2018 às 11h01min - Atualizada em 28/03/2018 às 11h01min

Prefeitura soma forças a programa Gestores da Paz

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Representantes da Prefeitura de Araçatuba participaram, nesta terça-feira (27), da 2ª reunião do Programa Gestores da Paz. O encontro busca reunir representantes de vários setores da sociedade que tenham interesse em participar da rede protetiva de crianças e adolescentes nas diversas áreas, envolvendo principalmente educação, saúde, segurança, cultura e esporte.

A reunião aconteceu no auditório do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com apresentação das atividades de secretarias municipais e discussão das necessidades de crianças e adolescentes para fortalecimento da rede protetiva.

No início, a dirigente administrativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), ?Vanessa Manarelli, disse que os equipamentos culturais do município estão disponíveis à população e enumerou os programas de cultura existentes através da SMC, muitos em parcerias com o Governo do Estado de São Paulo. São exemplos o Projeto Guri, Balé Municipal, Orquestra Municipal Bruno Zago, Festara (Festival de Teatro de Araçatuba), MIA (Festival de Música Instrumental de Araçatuba), entre outros. A diretora de Cultura, Salomé Macedo, completou as informações dizendo que a SMC está de portas abertas a novas parcerias e intervenções culturais.

O secretário de Esporte, Lazer e Recreação, Sergio Tumelero, apresentou os projetos existentes na pasta. Atualmente, a secretaria conta com 23 núcleos de esporte, que levam a prática esportiva a bairros do município, muitos deles em parceria com a as secretarias de educação estadual e municipal. Há iniciativas como o projeto Agir (Araçatuba Ginástica Rítmica), que atende 640 meninas de 6 a 16 anos; Lazer Itinerante, que leva recreação e esporte a crianças e adolescentes, uma vez ao mês e aos finais de semana, em escolas municipais. O secretário citou também o basquetebol, modalidade que envolve atualmente 430 pessoas de 6 a 22 anos; a recente assinatura da ordem de serviço para a construção de uma quadra no bairro Verde Parque; e a criação dos jogos escolares, que ainda em 2018 envolverá alunos escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio.

Na área da Saúde, a secretária Carmem Silvia Guariente discursou a respeito do tema “Casos complexos na saúde e o trabalho em rede”, destacando os serviços oferecidos pelo município e a intensificação do atendimento humanizado. A secretária deu ênfase ao Projeto Terapêutico Singular, que busca transformar as práticas de cuidado e fortalecer o papel da equipe multiprofissional, ao passo que essa realize uma atenção integral às pessoas. As ações desenvolvidas podem incluir outros setores, como a assistência social, conselho tutelar, educação e esporte. Também foi destacada a ação do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), equipe composta por profissionais de diferentes áreas que devem atuar de maneira integrada e apoiar profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

Ao se pronunciar, a vice-prefeita Edna Flor reforçou o compromisso que a administração municipal tem com os trabalhos desenvolvidos pelo programa Gestores da Paz. “Não é possível dizermos que não tem jeito. Que através da nossa união possamos nos somar a vocês que há tantos anos estão nessa construção da cultura de paz em nosso município”.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza; a dirigente Regional de Ensino, Sueli Aparecida Bonfietti; a pedagoga e coordenadora do Programa Gestores da Paz, Vivi Tuppy; o promotor da Infância e Juventude, Joel Furlan; representantes de instituições, empresas e pessoas da sociedade civil envolvidas no programa.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »