AtaNews Publicidade 728x90
28/03/2018 às 10h44min - Atualizada em 28/03/2018 às 10h44min

Bach inspira nova apresentação do projeto ''Temporada sinfônica Riopreto Shopping''

Assessoria de Imprensa
Foto: Ricardo Boni
O Riopreto Shopping e a Orquestra Sinfônica de Rio Preto tem algo muito forte em comum: divulgar o nome da cidade por meio da Cultura. E desta harmonia nasceu o projeto "Temporada Sinfônica Riopreto Shopping", responsável por apresentações mensais nas praças de eventos do shopping. A parceria foi criada para comemorar os 75 anos de história da orquestra e a próxima apresentação será neste dia 29 de março, a partir das 20 horas, na Praça 3 de Eventos.

Esta próxima performance será mesclada com obras clássicas e músicas do gênero raiz, em uma mistura inusitada que atinge em cheio todo o público. Pela inventividade criativa da orquestra, Johann Sebastian Bach, autor de Paixão segundo São Mateus, Paixão segundo São João, Tocata e Fuga em Ré Menor, Ária na corda sol, Ave Maria e Missa em Si Menor, entre tantas pérolas do gênio alemão, vão se encontrar com Luar do Sertão, Cio da Terra, Meu primeiro Amor e Menino da Porteira, entre outros clássicos do cancioneiro brasileiro.

Segundo o maestro titular da Orquestra, Gilmar de Assis, a iniciativa tem como principal foco levar música de qualidade para moradores de Rio Preto e também de toda região. "Estar mais perto do público faz parte da nossa missão", afirma.

Para a diretora comercial do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães, a parceria vem ao encontro da filosofia do centro de compras de sempre oferecer atrações culturais de qualidade para os visitantes.

 MÚSICA E HISTÓRIA

A Orquestra Sinfônica fez seu primeiro concerto oficial em 12 de janeiro de 1942 no Cine Teatro Rio Preto, pelo esforço de músicos como Deocleciano de Sousa Viana (Vianinha), Luiz Biela de Souza Valle e Artur Ranzini, músicos ilustres. Em seguida, Ranzini seria empossado como Maestro Titular e Biela como "Spalla", e alguns anos mais tarde "Vianinha" veio a compor o "Hino a Rio Preto" enquanto integrante da orquestra.

A Sinfônica de Rio Preto foi criada a partir da ação efetiva e desafiadora desses músicos e de outros músicos que se destacavam na época, como: Lourival de Oliveira Gomes, José Rastelli, Nely Honsi, Sergio Miola, Nailda Bocuccia, entre outros. Atualmente a Orquestra é constituída como associação sem fins lucrativos. E segue assim até os dias de hoje.

 SERVIÇO

Projeto "Temporada Sinfônica Riopreto Shopping"
Próxima apresentação: 29 de março
Onde: Praça 3 de eventos do Rio Preto Shopping
Entrada gratuita


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »