AtaNews Publicidade 728x90
03/09/2020 às 15h47min - Atualizada em 03/09/2020 às 15h47min

Vacina da Novavax contra Covid tem bom resultado em fase inicial de testes

Resultado de fase 1 publicado nesta semana mostra segurança e produção de anticorpos em nível até seis vezes maiores do que pacientes que se curaram da doenaç

Tecmundo
Foto: Divulgação
Mais uma vacina contra Covid-19 está avançando após etapas promissoras de testes iniciais. Desta vez, foram publicados os resultados preliminares da pesquisa da Novavax, tanto em modelos animais quanto na fase 1 de testes com humanos, registrando resultados positivos nas duas etapas.

Os pesquisadores demonstraram resultados com 131 voluntários, que participaram do estudo em maio. A maioria deles, 83, recebeu a vacina ativa com um adjuvante, substância que visa impulsionar uma resposta imune. Outros 25 receberam a vacina sem o adjuvante enquanto 23 receberam apenas um placebo inerte. Os voluntários também receberam uma segunda aplicação depois de 21 dias para reforçar a ação da vacina.

O foco de um estudo de fase 1 não é a eficácia, mas sim a sua segurança. Durante o período de acompanhamento de 35 dias, os participantes não reportaram nenhum efeito colateral inesperado ou em intensidade preocupante mesmo após a segunda aplicação, o que é um bom sinal.

Apesar de não ser o foco da fase 1, os pesquisadores também aproveitam para acompanhar a resposta imune gerada pela vacina. Após a segunda dose, todos os participantes desenvolveram anticorpos contra a Covid-19, mas aqueles que receberam a dose com adjuvante tiveram um resultado mais intenso de produção de anticorpos, com concentrações quatro a seis vezes maiores do que a média dos pacientes que se curaram da Covid-19 naturalmente.

Além disso, os pesquisadores também acompanharam outro tipo de resposta imunológica, representada pelas células T, que têm sido apontadas como mais importantes para imunidade prolongada do que anticorpos, que tendem a desaparecer em questão de alguns meses. Nos 16 pacientes selecionados aleatoriamente, a vacina produziu células T contra o coronavírus.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »