AtaNews Publicidade 728x90
01/09/2020 às 16h01min - Atualizada em 01/09/2020 às 16h01min

Desafios e benefícios do home office para sua empresa

Adoção do regime conta com vantagens e desvantagens para os empreendedores.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A adoção do home office é uma opção cada vez mais aceita entre os empresários brasileiros. Entretanto, essa mudança acarreta impactos para o gerenciamento de um negócio, desde a sua gestão financeira até o impacto na cultura organizacional.
 
Por isso, essa troca não pode ser feita sem o devido estudo por parte do gestor. O regime home office conta com benefícios, seja no trabalho dos funcionários ou nas economias que podem ser feitas por parte do empregador. Contudo, também existem desafios que impactam a rotina e precisam ser notados.
 

Desafios

A transição para o home office pode apresentar alguns desafios para os gestores de negócios. Saiba quais são alguns deles abaixo.
 

Gestão fiscal

Antes de adotar o home office, é imprescindível que você encontre uma maneira de continuar com a rotina fiscal da sua empresa em dia. Por isso, para manter tudo em ordem, o primeiro passo é que os principais documentos da empresa sejam carregados na nuvem, de forma que eles possam ser acessados de qualquer lugar.
 
Além de disponibilizá-los de maneira acessível, a gestão financeira exige a organização desses documentos. Portanto, procure ordená-los de forma fácil, seja por cliente ou fornecedor, por mês ou tipo de arquivo, como as notas fiscais.
 

Controle de notas

Ainda em referência a este ponto, é necessário que o gestor adote um sistema que o permita gerenciar a parte burocrática da empresa. Existem serviços on-line que emitem notas fiscais, tornando mais fácil o controle de suas atividades comerciais e de regulação do estoque, por exemplo.
 
Ao escolher essa ferramenta, o gestor deve estar atento para que ela atenda suas necessidades e seja fácil de manusear, principalmente para quem trabalhará com isso frequentemente. Esse sistema deve estar disponível na residência dos responsáveis deste setor.
 

Possibilidade de falha de comunicação

Com os funcionários na empresa, falhas de comunicação são algo raro de acontecer. Reuniões e conversas dentro do escritório podem solucionar dúvidas e assegurar que tudo está sendo feito como o combinado, além de permitir a comunicação rápida e direta sobre alterações em tarefas que estejam sendo cumpridas.
 
O home office faz com que essa comunicação seja mais demorada e esteja mais sujeita a falhas. A internet da casa de um funcionário, por exemplo, pode cair e impossibilitar que ele leia as últimas instruções, um e-mail importante ou participe de uma reunião.
 

Redução no foco de trabalho

Como a pessoa ficará em casa, durante o horário de trabalho, outras questões farão parte do dia a dia dela, como cuidar de um filho pequeno ou algum familiar mais idoso. Isso sem contar as necessidades de manutenção da residência, como limpeza e preparo de refeições.
 
Isso faz com que os funcionários, em muitos casos, tenham mais dificuldade em manter o foco e completar as tarefas repassadas. É preciso que se crie um procedimento para monitorar o desenvolvimento das atividades, de forma que seja fácil perceber se alguém não está conseguindo cumprir o que está sendo pedido.
 

Benefícios

A adoção do home office também gera alguns benefícios na gestão de sua empresa. Conheça alguns deles abaixo.
 

Ganho para as microempresas

Quem é dono de micro e pequenos negócios ganha em alguns aspectos com a adoção do regime home office, melhorando, por exemplo, a sua gestão fiscal. É possível ter a economia com encargos sociais. O empregador ainda tem vantagens fiscais, tais como a dispensa do Imposto de Renda.
 

Gastos menores

De uma maneira geral, os gastos para manutenção da empresa são menores. Com as pessoas trabalhando em casa, o empregador pode economizar com luz e água, por exemplo, no espaço físico onde o escritório está localizado. O pagamento do vale-transporte também fica dispensável, com exceção, claro, do funcionário precisar ir até o local de trabalho.
 
O espaço físico da empresa, inclusive, pode ser menor, uma vez que menos pessoas irão trabalhar ali diariamente. Isso permite que o empregador também possa economizar no preço do aluguel ou com eventuais gastos do imóvel, como IPTU.
 

Horários flexíveis

O home office ainda permite que os empregados tenham horários mais flexíveis para realizar as suas tarefas. Dessa forma, eles podem encontrar a melhor maneira para conciliar as responsabilidades do trabalho com as outras atividades de sua casa. Isso pode colaborar para o aumento da produtividade dos funcionários.
 
No entanto, os horários adotados devem respeitar as leis previstas na CLT. É importante que, mesmo em casa, o funcionário não trabalhe fora do horário estipulado e tenha o seu momento de descanso assegurado.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »