AtaNews Publicidade 728x90
28/08/2020 às 10h00min - Atualizada em 28/08/2020 às 10h00min

Paciente perde a audição após reação alérgica à tatuagem

Médicos acreditam que metal presente na tinta causou, seis meses depois da aplicação, uma doença inflamatória chamada sarcoidose, que afetou também olhos e pulmões

Olhar Digital
Foto: Divulgação
Um japonês de 35 anos apresentou perda auditiva, lesões pulmonares e inflamação nos olhos como reação inflamatória a uma tatuagem feita seis meses antes. O caso foi relatado no período britânico BMJ Case Reports.

Casos de reação alérgica e a possibilidade de infecções não são raros entre pessoas que fazem tatuagens. Porém, os médicos acreditam que o processo provocou no paciente uma sarcoidose - uma doença caracterizada pelo crescimento de nódulos inflamatórios em regiões diversas do organismo. "Embora esteja associado a uma resposta imunológica, seu gatilho nem sempre é óbvio", escreveram os pesquisadores.

Quando o homem foi admitido no Departamento de Oftalmologia do Hospital Universitário de Fukuoka, ele foi diagnosticado inicialmente com uveíte, uma doença inflamatória que afeta a camada intermediária do tecido da parede do olho, chamada úvea. Sem sinais de trauma ou infecção que pudessem causar a condição, ou histórico médico ou familiar significativo, incluindo sarcoidose, os médicos suspeitaram que o acúmulo de células inflamatórias chamadas granulomas poderiam estar por trás do inchaço e da vermelhidão.

Exames de sangue mostraram níveis elevados dos tipos de hormônios esperados em uma resposta imunológica como a sarcoidose. Uma tomografia computadorizada do tórax do paciente também revelou um monte de minúsculos nódulos, outra característica comum nesses casos. "Além disso, o paciente notou lesões nodulares dentro da tatuagem quase ao mesmo tempo que a manifestação dos sintomas", relatam os médicos.
O paciente foi tratado inicialmente com colírio de corticosteroide para a uveíte, mas posteriormente desenvolveu a perda auditiva neurossensorial bilateral (nos dois ouvidos). Não é incomum que partes do granuloma se acumulem ao redor dos nervos no crânio e ao redor da face, interferindo na audição. Duas semanas após a administração sistêmica de corticosteroides orais, a perda auditiva, uveíte e lesões cutâneas do paciente melhoraram.

De acordo com os pesquisadores, foram encontrados sinais de granulomas nas erupções cutâneas dentro das linhas de tinta da tatuagem, que sugerem uma reação aos metais em certas tintas, especialmente meses após a aplicação.

"Neste caso, hipotetizamos que a tatuagem desencadeou o desenvolvimento de sarcoidose. As reações sarcoides na pele em uma tatuagem são raras; no entanto, casos foram relatados desde 1952", explicam os pesquisadores. O relatório ainda aconselha que quando os médicos observam uma reação granulomatosa dentro de uma tatuagem, eles devem estar cientes da possibilidade de sarcoidose sistêmica.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »