AtaNews Publicidade 728x90
27/03/2018 às 16h13min - Atualizada em 27/03/2018 às 16h13min

No #DiaDoTeatro, conheça um pouco da riqueza cultural brasileira

País tem espaços que datam do século 18 e ainda recebem espetáculos

Portal Brasil
Foto: Carlos Magn
Nesta terça-feira (27) é comemorado o Dia Mundial do Teatro, data que o Brasil tem motivos de sobra para celebrar: de norte a sul, o País conta com grande diversidade de espaços – dos mais tradicionais aos menos conhecidos – que recebem espetáculos de circo, teatro e dança. Saiba mais:

Fomento e incentivo
Aqui no Brasil, a Fundação Nacional das Artes (Funarte) é o órgão responsável pelo fomento e incentivo aos teatros que administra. É a Funarte que promove bolsas, prêmios, programas de circulação de artistas e bens, oficinas, publicação de livros, recuperação e disponibilidade de acervos, consultoria técnica e eventos culturais etc. O órgão mantém espaços no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Ainda em 2018
A Funarte vai lançar o edital do Prêmio Funarte de Dramaturgia, que vai aceitar participações de todo o País e vai selecionar textos dramatúrgicos inéditos. O investimento será da ordem de R$ 208,3 mil. Além disso, o orçamento da Funarte inclui também o orçamento da Escola Nacional de Circo, de R$ 1,8 milhão.

Tradição
O teatro da Funarte mais antigo que ainda recebe programação é o Teatro Municipal de Ouro Preto (1770). Alguns espaços tradicionais são o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Theatro Municipal de São Paulo. Outros teatros antigos que recebem programação regularmente são o Teatro Amazonas (1896), o Theatro da Paz, em Belém (1878), e o Teatro Santa Isabel, no Recife (1869).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »