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24/08/2020 às 16h17min - Atualizada em 24/08/2020 às 16h17min

Quais serviços tiveram aumento na demanda durante a pandemia no Brasil

Você sabe quais serviços tiveram aumento na demanda durante a pandemia? É até um absurdo pensar que alguns setores conseguiram registrar crescimento, mas isso é verdade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A pandemia do novo coronavírus trouxe um impacto negativo considerável ao país. Mais de 700 mil empresas tiveram de fechar as portas por causa da situação, com milhões de trabalhadores perdendo o emprego.

No entanto, existem áreas que conseguiram prosperar no período. Quer saber quais serviços tiveram aumento na demanda durante a pandemia? Então veja a lista a seguir!
 

Quais serviços tiveram aumento na demanda durante a pandemia: 6 setores
 

1. E-commerce

Não é uma surpresa afirmar que o e-commerce foi um dos segmentos que mais cresceu durante a pandemia no Brasil, com a perspectiva de faturar ainda mais até o fim do ano.

A razão para isso é simples de entender: como as empresas não estavam autorizadas a atender os clientes presencialmente, tiveram de migrar para o online e vender por lá. Quem não tinha um e-commerce em posição, por exemplo, teve de apelar para a criação de site de última hora.

Um dos fatores que ajudou a potencializar o e-commerce durante a pandemia foi o fato do Dia das Mães, que é o segundo melhor feriado para o comércio, ter caído bem no auge da quarentena. Por isso, as pessoas tiveram de fazer as compras online.

Considerando que a vacina só deverá sair em 2021 (no melhor caso), é seguro dizer que ainda teremos a Black Friday e o Natal bombando o e-commerce nacional. Por isso, não é uma surpresa se a previsão do faturamento online bater R$100 bilhões se concretizar mesmo.
 

2. Streaming

Se as pessoas estão em casa, de quarentena, tentando achatar a curva de contágio, isso significa que elas precisam de mais opções de entretenimento no próprio lar. Quem surgiu como opção para isso foi o setor de streaming.

Por isso, a Netflix foi a principal vencedora dessa parte, aumentando consideravelmente o seu número de clientes. Claro que outras empresas de streaming também colecionaram um bom número de consumidores, mas a Netflix teve tanta demanda que precisou diminuir a qualidade dos vídeos para não sobrecarregar a Internet.

Além do streaming de filmes e séries, outras áreas também se beneficiaram das pessoas em casa, como os cursos online e os vídeos de YouTube ou nas redes sociais.
 

3. Logística

O setor de e-commerce costuma seguir ligado a outros dois: o de pagamentos e o de logística. O de pagamentos já estava em alta no pré-pandemia e só mudou o foco. As maquininhas deixaram de ser tão importante e os serviços digitais passaram a bombar mais.

Enquanto isso, o setor de logística precisou aumentar muito a sua produção para dar conta do fluxo intenso de compras online. Isso sem falar na produção natural que continuou acontecendo, já que grande parte da economia do Brasil é de commodities, o que seguiu praticamente normal mesmo na quarentena.

Ainda não se sabe como o setor de logística vai se organizar adequadamente depois que as coisas se assentarem, mas as empresas da área estão trabalhando em ritmo acima do normal para dar conta de tudo.
 

4. Mercado imobiliário

O mercado imobiliário é um dos setores que se beneficiou dessa pandemia, mesmo não sendo diretamente afetado por ele. Na verdade, um conjunto de fatores aumentou o seu sucesso.

Para começar, as pessoas ficaram mais tempo em casa e perceberam que morar em espaços que não são totalmente adequados. Em outros casos, as pessoas simplesmente se cansaram da própria casa depois de tanto tempo dentro dela. Por isso, a demanda por imóveis aumentou.

Além disso, o cenário macroeconômico é muito positivo. A taxa de juros Selic é a menor da História, o que estimula os juros de financiamento à caírem também. Eles não estão tão baixos quanto poderiam estar, mas aos poucos vão chegando lá.

Além disso, o fato da Selic estar baixa faz com que investimentos em Renda Fixa sejam menos interessantes, o que também favorece a compra de imóveis como fonte de investimento.
 

5. Trabalho remoto

As empresas que não pararam totalmente durante a quarentena do novo coronavírus são aquelas que podem atuar via trabalho remoto. Por causa disso, o serviço de opções para home office aumentou bastante de demanda nesse período.

Aplicativos como o Zoom, o mais usado para videochamadas, explodiram em utilização durante a pandemia. Além deles, os serviços em nuvem para opções de gerenciamento de tarefas e outros também ganharam mais clientes.
 

6. Decoração

Por ficar mais tempo em casa, as pessoas passaram a olhar mais para o lar. Isso fez com que elas percebessem que poderiam trocar a luminária da sala, passar uma demão de tinta na parede e comprar uma mesa nova pro quarto.

Isso sem falar em trocar os interruptores e tomadas por versões do novo modelo, uma vez que cansa ter que ficar com tantos adaptadores.

Por causa disso, o setor de decoração e reparos de casa aumentou bastante as vendas durante a pandemia. Tanto pequenos negócios, daqueles que vendem em marketplaces online, quanto grandes empresas registraram mais lucro.

E aí, aprendeu quais serviços tiveram aumento na demanda durante a pandemia? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o conteúdo!
 

 
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